Cotidiano

Audiência Pública discute combate ao Aedes aegypti

Pela proximidade do inverno em Roraima, o Ministério Público Estadual promoveu a reunião com representantes de Saúde e sociedade civil para rever as medidas de combate ao mosquito

Representantes da coordenação e enfrentamento à microcefalia, conselheiros de saúde e representantes da sociedade civil se reuniram na manhã desta segunda-feira, 11, no Auditório do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR). A audiência pública tratou sobre ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus que está associado à microcefalia.

O Ministério Público organizou o evento pela proximidade do inverno, pela notificação de 16 casos suspeitos de microcefalia em Roraima, conforme os dados da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento a Microcefalia, e em contrapartida pelo baixo índice de visitas domiciliares feitas pelos agentes de endemias, que está abaixo do recomendado pelas diretrizes nacionais do Ministério da Saúde.

A promotora de justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, que estava conduzindo a audiência, informou que os relatórios recebidos pelo MP indicam que há a necessidade de intensificação de algumas medidas de acordo com as diretrizes nacionais.

“Queremos uma mobilização maior dos municípios para termos números favoráveis em relação ao combate do mosquito. Pedimos que as visitas do imóveis sejam intensificadas. Essa audiência discutiu quais medidas para cada município devem ser adotadas ao combate do vetor. Se não tomarmos essas providências agora, o período crítico (de chuvas) tenderá a causar epidemia”.