Com o objetivo de promover o diálogo sobre o futuro da educação no campo, uma audiênia pública foi realizada nessa sexta-feira (3), pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Roraima (Incra-RR). Assentados, estudantes, professores, instituições de ensino e representantes de movimentos sociais se uniram para discutir o retorno do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no estado.
A discussão, que aconteceu na Universidade Federal de Roraima (UFRR), abordou a necessidade de uma oferta abrangente de cursos, desde a alfabetização de adultos, passando pelos níveis fundamental e médio, cursos técnicos, graduação e programas de pós-graduação, incluindo mestrado.
O superintendente do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira, afirmou que as sugestões coletadas no evento serão consideradas e que o Incra espera receber propostas formais das instituições de ensino superior para viabilizar a implantação dos cursos.
“Essa audiência pública representa um passo significativo na busca por uma educação inclusiva e de qualidade para os moradores das áreas de reforma agrária de Roraima, demonstrando o compromisso do governo federal com o desenvolvimento econômico e social dos trabalhadores rurais”, disse.
Fabrício de Souza Dias, representante da Diretoria de Desenvolvimento e Consolidação dos Projetos de Assentamento do Incra, explicou as diretrizes do Pronera e esclareceu os próximos passos para sua retomada em Roraima, ressaltando que o programa tem flexibilidade para atender às demandas dos assentados em qualquer área do conhecimento.