Quase três meses após o início do calendário das escolas da rede estadual de ensino, pais de alunos da Escola Estadual Clóvis Nova da Costa, localizada no trecho da BR-210, que liga o Município de Caroebe à região de Entre Rios, a Sudeste do Estado, reclamam que as aulas na unidade de ensino ainda não têm previsão para começarem.
Segundo a mãe de um dos estudantes, Francisca Dionísio, a falta de merenda e transporte escolar são os principais problemas para o atraso do ano letivo. “Os alunos estão sendo prejudicados. Não tem merenda e nem transporte escolar. As aulas já deveriam ter começado há muito tempo e até agora não temos previsão de nada”, afirmou.
Outro pai de aluno, que preferiu não se identificar, disse que já não sabe mais a quem recorrer. Os dois filhos estão matriculados na unidade e aguardam o início das aulas. “Meus filhos passam o dia todo em casa. Essa é a escola mais perto e, como não tem transporte, não tenho como levá-los para estudar em outro lugar. Queremos que esse problema seja resolvido logo”, comentou.
CAPITAL – Ao menos em Boa Vista, a situação das unidades de ensino da rede pública parece estar sendo normalizada. A merenda e o transporte escolar já estão sendo disponibilizados em várias escolas. No entanto, a falta de profissionais para dar suporte às unidades, como serviços de limpeza e merendeiras, tem dificultado a vida de muitos estudantes.
O problema fez com que o Ministério Público de Roraima (MPRR) enviasse uma recomendação à Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) atentando quanto à falta desses profissionais. Além disso, no dia 23 do mês passado, o órgão notificou a secretaria para que providenciasse, no prazo máximo de 20 dias, a contratação de cuidadores para apoio escolar e pedagógico aos alunos com deficiência, sob pena de responsabilização.
GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que ainda está distribuindo os gêneros da merenda escolar para escolas da rede estadual. Para Caroebe seria enviado nesta sexta-feira, dia 8, devendo a situação estar regularizada a partir da próxima semana.
Quanto ao transporte escolar, a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) informou ter contratado uma empresa, que por sua vez informou que a regularização das atividades ocorrerá a partir de segunda-feira, dia 11. A Seed frisou que as escolas em situação como esta terão um calendário escolar diferenciado, respeitando os 201 dias, para minimizar possíveis prejuízos aos alunos. (L.G.C)
Cotidiano
Aulas ainda sequer começaram em Caroebe
Pais de alunos relatam que calendário não foi iniciado por falta de transporte escolar e merenda na unidade de ensino