Cotidiano

Aulas de teclado e coral seguem com vagas abertas 

Inscrições podem ser feitas na Superintendência de Programas Especiais 

As inscrições para as aulas de coral e curso de teclado continuam com inscrições abertas no período da manhã e tarde no Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Para ambas as modalidades, os alunos devem ter de 10 a 17 anos.  

Os interessados podem se inscrever na Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, localizada na avenida Ataíde Teive, 1370, bairro Buritis. Na hora da matrícula, devem apresentar os documentos pessoais e o comprovante de residência.  

O psicólogo Wagner Costa afirma que quem quer manter o cérebro em boas condições deve se dedicar a atividades que trabalham os órgãos sensoriais.   

“Com o envelhecimento do corpo, partes do cérebro também se deterioram, envelhecem, e aos poucos há perdas neuronais. Mas tocar um instrumento musical, cantar, dançar, fazer coisas que mexem com todos os órgãos do sentido ao mesmo tempo ajudam a manter o cérebro saudável”, disse.  

Ainda de acordo com ele, o melhor exercício para alcançar esses objetivos é tocar um instrumento musical.   

“Se não pode tocar, ouça uma boa música. Recomendo aos pais dar uma oportunidade para o seu filho aprender a tocar um instrumento, para ter essa oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas que somente a música pode nos dar. Ela gera uma sensação de tranquilidade, de paz interior, o que é muito importante neste mundo tão estressado e corrido quanto o nosso”, acrescentou o psicólogo.  

A professora de coral Eliane Amorim conta que a experiência com música mudou a vida dela. “A música transforma, sou a prova viva. Vários dos meus alunos também tiveram a vida transformada. Muda o comportamento, traz disciplina. No início das aulas é de um jeito, após um mês, eles estão totalmente diferentes”.  

Segundo ela, alunos introspectivos, com tendência à depressão, vivenciaram novos horizontes a partir do momento em que começaram a fazer aula de canto. “Com o tempo, eles saíram daquele quadro e passaram a interagir uns com os outros. Os pais perceberam que a música permitiu uma nova chance na vida dos filhos”, destacou.  

Eliane ressaltou que as aulas de canto acabam sendo um momento de lazer. “Eles estão aprendendo algo para a vida e se divertindo ao mesmo tempo. A música é isso, alegria”, salientou. 

O professor de teclado Isaac Sena falou que o caráter se modifica à medida que a criança vai se envolvendo com a música. “Durante as aulas, passamos valores e princípios, e isso tem mudado o caráter das crianças e adolescentes, que passam a ver o mundo de forma diferente. Somos um país musical”, lembrou.