Atualizado às 09h
Faltavam apenas seis meses para que Lucivânia Lima concluísse o tão esperado curso de técnica em segurança do trabalho, mas com as aulas suspensas no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio Pinho de Lima (CEEPRR), desde dezembro do ano passado, ela e outros alunos de diferentes cursos técnicos da instituição terão que aguardar sem previsão para que o semestre letivo seja retomado.
Para Lucivânia, o CEEPRR foi esquecido pelo atual governo e as propostas de revitalização, contratação de professores e edital para novos vestibulares foram apenas promessas de campanha. De acordo com ela, um representante da Secretaria de Educação, juntamente com a direção do Centro, estipulou até 17 de abril abertura de seletivo para contratação imediata de professores para os cursos, mas não foi o que aconteceu.
“Tínhamos esperança que o governador olhasse para a situação do Centro de Educação. Mas nem o prazo de divulgação de seletivo para contratações dos professores foi respeitado. Já estamos quase no fim de abril e ninguém nem sequer nos procurou para esclarecer a demora. Vamos acionar o Ministério Público porque é direito nosso à educação,” afirmou a estudante.
Outro denunciante que não quis se identificar lamentou as aulas suspensas do CEEPRR e cobra explicações, já que responsáveis também haviam dito que as aulas poderiam retornar no dia 1º de maio.
“Estão mentindo! Dia 1º é feriado nacional e ninguém trabalha. Meu filho gostaria de terminar o curso, ter uma profissão com certificado, mas sem ajuda do governo para resolver o caso, fica mais difícil planejar o futuro. Queremos um posicionamento dos responsáveis. O que não pode acontecer é darem prazos e não cumprirem,” disse.
GOVERNO DO ESTADO – Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) afirmou que está finalizando o edital do processo seletivo para contratação de professores que vão atuar no Centro Profissionalizante Professor Antonio de Pinho Lima.
“Esclarece ainda que o mesmo processo seletivo também vai contratar professores para atender as Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral localizadas nos municípios de Rorainópolis, Caracaraí, Mucajaí e Boa Vista, que oferecem itinerários formativos de cursos profissionalizantes. Assim que o edital for finalizado será amplamente divulgado”, completou a Seed.