Mais de 38 mil alunos de 58 escolas da capital iniciam as aulas na rede estadual de ensino nesta quinta-feira, 7. O começo do ano letivo acontece pouco mais de um mês após o adiamento informado pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed).
Conforme a Seed, o novo calendário escolar de 2009 terá 200 dias letivos, sendo iniciado agora em março e finalizado em 16 de dezembro. Para completar a programação de aulas na capital, será necessária a realização de atividades em 18 sábados durante o ano.
“Serão dois sábados por mês, de forma alternada, com exceção de julho, quando serão dois sábados seguidos e, nos meses de outubro e dezembro, em que será utilizado apenas um sábado como dia letivo. Os feriados nacionais e municipais foram preservados”, explicou a Seed em nota.
Com relação aos bimestres, a Seed explica que cada um terá 50 dias letivos. O primeiro bimestre começa hoje e seguirá até 13 de maio. O segundo bimestre será de 14 de maio a 18 de julho. Já o terceiro será de 5 de agosto até 7 de outubro. Por fim, o quarto bimestre começará em 8 de outubro e se encerrará em 16 de dezembro. “O período que vai de 17 a 23 de dezembro está reservado para a recuperação final”, completou a pasta.
Já sobre o recesso escolar no meio do ano, a Seed afirma que o período de intervalo será de duas semanas. “O recesso do meio do ano está agendado para 19 de julho a 2 de agosto. As férias escolares serão de 26 de dezembro de 2019 a 25 de janeiro de 2020”.
Data das aulas no interior serão anunciadas no dia 12
Os alunos das escolas com sede nos municípios, em zona rural e área indígena ainda não têm prazo para início das aulas. Até agora, a Seed informou apenas sobre o adiamento e que a data de início das atividades será divulgada em 12 de março.
A previsão era que as atividades fossem retomadas também nesta quinta-feira, porém o governo do Estado informou que o ensino nas escolas do interior terá um período de início diferente da capital. A Seed justificou que o adiamento foi necessário em função de uma decisão favorável da Justiça, que autorizou a realização de processo seletivo para contratação de professores.
“A decisão foi publicada somente no último dia 28 de fevereiro. Desta forma, a Seed irá se programar para realizar o certame, a fim de suprir a demanda reprimida nas unidades de ensino da rede estadual, especialmente área rural e indígena. A necessidade atual chega a pouco mais de dois mil docentes”, informou a Seed.
“As escolas do interior terão um calendário escolar diferenciado, que também obedecerá à legislação vigente. A data do início das aulas para o interior do Estado será divulgada no dia 12 de março”, completou a nota.
Por fim, a Secretaria de Educação reforçou que o Calendário Escolar cumpre o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e que ele foi elaborado por uma comissão designada pela Seed, que contava com a participação de 19 membros.
“Entre os membros, estão técnicos dos departamentos da Seed e representantes de instituições, como Conselho Estadual de Educação de Roraima, da Organização dos Professores Indígenas de Roraima e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima”, finalizou a nota. (P.C.)
Central de Matrículas terá novo endereço
A Secretaria Estadual de Educação também informou que a Central de Matrículas terá novo endereço a partir desta quinta-feira, 7. A unidade vai passar a funcionar agora na Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada na Rua Cecília Brasil, nº 1.506, no Centro.
Aos pais de alunos interessados em matricular os alunos, a Seed reforçou que as escolas da capital ainda possuem vagas remanescentes, de acordo com os dados da própria Central de Matrículas. Até o momento, ainda estão disponíveis 2.338 vagas em Boa Vista, sendo 875 para o Ensino Fundamental, 1.405 vagas para o Ensino Médio, e 58 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). (P.C.)