Cotidiano

Aulas presenciais poderão retornar no próximo ano

No próximo dia 10 de dezembro encerrará as aulas remotas, mas isso não significa o encerramento do calendário escolar de 2020

O ano letivo de 2020 na rede pública de ensino estadual só vai encerrar em 2021, porém a data exata do término está indefinida. Para a conclusão do calendário escolar deste ano, é necessário que haja aulas presenciais, conforme determina o Conselho Nacional de Educação (CNE).

“Enquanto não tivermos aulas presenciais, a gente não consegue fazer esse cômputo de quantas dias e meses vamos precisar do ano de 2021 para concluir o ano de 2020”, disse a secretaria de Educação, Leila Perussolo.

No próximo dia 10 de dezembro encerrarão as aulas remotas, mas isso não significa o encerramento do calendário escolar de 2020. “Vamos suspender o ano para que alunos e professores gozem dos seus direitos de férias. Quando iniciar o ano civil de 2021 ainda vamos executar o calendário letivo de 2020. Hoje não tenho como dizer se, quando retornarmos, será presencial ou remoto, pois vai depender da pandemia”, disse.

Conforme explicou, para encerrar o calendário de 2020 em 2021 é necessário seguir o que determina, criteriosamente, o Conselho Nacional de Educação. “Não existe finalização de calendário enquanto não voltar a aula presencial para a realização de exames, provas, avaliações e o cumprimento das 800 horas de aula. Essa é a determinação do Conselho que regulamenta a educação brasileira”, enfatizou Leila.

“Se vamos voltar em 2021 presencial ou remoto, só lá na frente é que teremos condições de falar. Se voltarmos presencial aí vamos trabalhar a organização curricular diferenciada com vários planejamentos, para dar conta de cumprir o que determina o conselho. Aulas presenciais, com atividades diferenciadas, acolhimento, cumprimento da carga horária escolar, que são 800 horas. A regulamentação do conselho flexibilizou dias letivos, e não a carga horária”, ressaltou a secretária