Com a pandemia do coronavírus, muitos dos processos seletivos para contração de estagiários estão sendo feito de modo virtual, para impossibilitar possíveis contágios. Contudo acaba surgindo dúvidas de como agir durante a entrevista.
Segundo Renata Honda, supervisora do CIEE One, algumas dicas podem ser seguidas para o profissional se sair bem no seletivo.
“O candidato deve sempre demonstrar interesse e deixar claro porque acredita ter o perfil desejado para aquela oportunidade. Isso não muda. No caso das seleções por meio de vídeo, é interessante deixar papel e caneta sempre à mão, para anotar informações importantes ou mesmo formular o raciocínio”, disse.
Em relação a questões técnicas, é preciso estar atento para garantir uma boa conexão de internet durante o período em que é realizada a entrevista. Também vale ter atenção redobrada em relação à plataforma de videoconferência.
“São muitas opções de softwares e plataformas de vídeo. O candidato deve se antecipar, fazer o download do programa exigido pela empresa e testar seu áudio e vídeo. São questões que podem ser consideradas menores, mas fazem diferença. Qualquer imprevisto pode acabar afetando o desempenho na seleção, então vale se precaver”, pontuou Renata.
Ela também informou que é necessário certificar-se de uma boa conexão de internet para a realização da entrevista. “Uma sugestão é que o fundo seja de preferência uma parede branca, com a câmera posicionada na altura dos olhos e o ideal é usar um apoio, caso esteja usando o celular”, afirmou.