Com a proximidade das festas de final de ano, aumenta significativamente a procura por site de compras. Acessíveis pela internet para qualquer pessoa, essas ferramentas também possuem algumas vantagens, como o preço em conta e a comodidade, fazendo com que o consumidor compre o produto sem sair de casa.
No entanto, às vezes, o barato pode sair bem caro. Lidyanne Sousa sabe bem que a atenção é fundamental na hora das compras. A estudante universitária disse que costuma sempre verifica a confiabilidade dos consumidores sobre as empresas que anunciam promoções na grande rede.
“Eu sempre utilizo a internet como um meio útil de pesquisa, principalmente quando relacionado à promoção de eletrônicos e livros. Uma vez, comprei um celular em uma loja de departamentos mundialmente conhecida e houve um problema na entrega. Havia pago direitinho pelo produto e simplesmente o atraso foi resultante de problemas na logística da transportadora dessa loja. Essa foi a única vez que passei perrengue com esse tipo de compra. Então, eu sempre procuro realmente ver se a empresa é legalmente constituída, para não ter prejuízo”, comentou.
O exemplo da estudante deve ser seguido à risca. De acordo o Mapa da Fraude no Brasil de 2014, da consultora ClearSale, Roraima apresentou um aumento de 4,21% nos golpes cometidos contra consumidores pela internet. No ano passado, o índice foi de 3,91%.
“Existem várias reclamações nesse sentido, principalmente quando se trata de fraude. Muitas vezes, você faz uma compra sem ter esses cuidados e, quando vai perceber o erro, já se passaram quase 90 dias e a compra que efetuou não chegou ao seu destino. Aí, também não consegue mais acesso com a loja. Então, é importante que o consumidor tenha esse cuidado na hora das compras”, destacou o diretor da Procon Assembleia, Lindomar Coutinho.
Segundo ele, nestes casos, consumidor tem sete dias para desistir da compra, sem justificativa, como preconiza o Código de Defesa do Consumidor sobre compras fora de estabelecimento comercial. Ele recomenda ainda que o comprador faça antes uma pesquisa detalhada sobre a situação cadastral das empresas.
“Primeiramente, o consumidor deve ficar atento sobre os aspectos legais das empresas, verificando, por exemplo, se ela possui CNPJ, se há uma loja física, pegar contatos de telefone e e-mail, sempre salvando todos os registros de informações repassadas pela empresa ao consumidor, porque há sempre o risco de essa loja da internet ser uma empresa pirata”, frisou.
Caso o cliente detecte que foi vítima de um golpe, Coutinho recomenda que a pessoa acione de imediato a operadora do cartão, para que faça o cancelamento da compra, registrando o ocorrido também nos órgãos de defesa do consumidor.
“É de fundamental importância que esse consumidor entre em contato com a operadora do cartão e tente cancelar a compra. Se, por exemplo, parcelou a compra em sete vezes, cancele a compra e registre isso na delegacia de defesa do consumidor, já que a mesma é especializada nesse tipo de crime”, salientou.
PORTAL – Outra dica simples para evitar surpresas nas compras on-line é consultar o portal da Fundação Procon. Ao acessar o endereço eletrônico www.procon.sp.gov.br, o consumidor tem acesso a vários serviços de defesa do consumidor, incluindo dicas de como evitar as ciladas dos sites piratas.
“Entrando no site da Fundação Procon de São Paulo, que é a responsável por reunir os endereços dos Procons de todo o País, a pessoa encontra uma lista de sites piratas, as recomendações existentes e também nos comentários que são feitos nesse site”, pontuou o diretor do Procon Ale.
ENDEREÇO – O Procon Assembleia funciona na sede da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na Praça do Centro Cívico, Centro de Boa Vista. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem pausa para o almoço. “Então, o consumidor que tenha qualquer tipo de reclamação ou que sinta que seus direitos como consumidor foram lesados, pode nos procurar nesse horário”, frisou. (M.L)