Para quem deseja começar uma hortinha em casa, saber como cuidar de cada um dos legumes e verduras a serem plantados é fundamental – afinal, diferentes tipos de plantas têm diferentes necessidades.
A verdura sobre a qual falaremos é a couve. Acompanhante famosa das feijoadas de domingo, essa hortaliça pode, até mesmo, ser cultivada em vasos médios ou grandes, além de jardineiras e jardins. Segundo a paisagista e engenheira ambiental Fernanda Dagrela, trata-se de uma planta que não precisa de muito espaço, pois suas raízes não são invasivas.
Para iniciar o cultivo da couve em casa, você pode escolher entre adquirir sementes ou utilizar mudas da própria planta adulta. E não se preocupe com a região em que você mora: “Essa hortaliça se adapta facilmente a todos os tipos de clima existentes no nosso país”, ressalta a paisagista.
No entanto, a recomendação de Fernanda é que seja escolhido um ambiente de sol pleno ou, no máximo, meia-sombra, para manter o seu pé de couve. “Essa é uma planta que precisa bastante de sol para se desenvolver”, explica.
Outro cuidado que é necessário para cultivar couve em casa é com relação às regas: o ideal é que elas sejam realizadas diariamente, de forma a garantir que o solo esteja sempre úmido. Já uma adubação com húmus de minhoca ou esterco animal seco pode ser feita a cada dois meses.