“A partir do mês de outubro o comércio de Roraima já começa a ofertar vagas para empregos temporários para as vendas de final de ano e as perspectivas são melhores que no mesmo período do ano passado”. A afirmação é do presidente da Acir (Associação Comercial e Industrial de Roraima), Jadir Correia. “Em outubro, as vagas são para as lojas no setor de material de construção e reforma que se antecipam para as vendas, pois sabem que a população costuma fazer a reforma da casa em outubro e novembro, antes do final do ano”, disse.
Embora não tenha informado dados estatísticos, o presidente da Acir disse que a tendência é de que este ano as vendas superem os negócios feitos no ano passado e justificou a expectativa positiva falando do cenário de novos investimentos no estado.
“Muitas lojas estão vindo para Roraima e muita gente está acreditando no potencial de Roraima e acredito que com isso haverá um aumento significativo de novas vagas de emprego neste período”, observou.
Para Correia, além do setor de material e construção, outros setores devem aumentar a demanda por novas vagas de empregos neste final de ano, sendo mais nos meses de novembro e dezembro, como o de material eletro-eletrônico, eletrodomésticos, roupas e calçados.
“O mês de dezembro é quando aquecem as vendas, principalmente depois do décimo terceiro salário e as férias, e o consumidor está mais receptivo a fazer compras para casa, para família e presentes para os amigos, além de fazer aquela viagem prometida. Então tudo isso contribui para o crescimento no número de vagas para empregos temporários”, comentou.
Quanto aos setores que mais se destacam neste período, Correia destacou que os lojistas mais preparados e que sabem conquistar a clientela com promoções e bom atendimento, saem na frente.
“O cliente quer ser bem atendido, esta numa loja no clima da época, bem enfeitada e encontrar um produto com preço atrativo e de qualidade. Quem conseguir isso vai estar largando na frente e conquistando mais clientes”, destacou.
CAPACITAÇÃO – Jadir Correia ressalta que o mercado de Roraima já vive outro momento com a vinda de lojas de renome e franquias, e os lojistas do estado devem procurar se reciclar e capacitar os funcionários para tentar se manter e crescer no comércio.
“Os lojistas devem capacitar os colaboradores através e cursos oferecidos pelo Sesc [Serviço Social do Comércio], Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial], Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] e outros setores que estão melhorando a qualidade e o nível dos colaboradores das empresas para poder tentar competir com as grandes lojas que estão chegando com os shoppings. Tem que haver investimento nos colaboradores e no atendimento a clientela”, frisou. (R.R)
Cotidiano
Aumento de oferta de empregos temporários começa em outubro
É a expectativa da Associação Comercial e Industrial de Roraima, para contratação do pessoal que deverá trabalhar nas vendas de fim de anos no comércio local