Cotidiano

Autoridades debatem problemas que travam crescimento do Estado

Evento será realizado a partir das 9h na Assembleia Legislativa de Roraima e contará com a presença de autoridades federais

Um amplo debate sobre as questões que impedem o desenvolvimento do setor produtivo e econômico do Estado de Roraima estará em destaque no I Seminário do Parlamento Amazônico, evento que será realizado hoje, dia 20, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR). Estão confirmadas autoridades nacionais e de Roraima, além de 29 deputados das 27 assembleias legislativas do País, além do presidente da União Nacional de Legisladores e Legislativos (Unale), deputado Sandro Locutor (PPS/ES).

Entre os temas que serão discutidos estão o atraso da obra do Linhão de Tucuruí, o fechamento com uma corrente na BR-174 [que liga Roraima ao Amazonas], a criação do Parque Nacional do Lavrado, além da criação de novas reservas indígenas e estações ecológicas e outros pontos cruciais para a indústria, comércio, investimentos e potencialização da aviação civil.

“A finalidade é discutirmos esses problemas e, democraticamente, encontrarmos o melhor caminho para o desenvolvimento produtivo e econômico do Estado e dar segurança jurídica para aqueles que acreditam e querem investir no Estado”, disse o vice-presidente do Parlamento Amazônico, deputado Coronel Chagas (PRTB), organizador em evento em Roraima.

Chagas acredita que através dos seminários será possível debater os problemas e apontar soluções. “Trazendo para o debate as pessoas que têm poder de decisão. Por isso, convidamos o presidente da Funai, secretário do Ministério de Minas e Energia, porque, no nosso caso, vamos tratar de questões pontuais, como o Linhão de Tucuruí, a corrente na BR-174 e a iniciativa do ICMBio de querer criar mais um Parque Nacional em cima de áreas produtivas e se negando a aceitar a dupla afetação em áreas de terras indígenas”, disse.

PROGRAMAÇÃO – Na parte da manhã, logo depois da abertura, que será às 9h, haverá a palestra sobre a Integração da Amazônia, com o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Djalma Bezerra Melo, e superintendente do Banco da Amazônia, Miguel Nuno Seifert Simões.

“Será uma palestra voltada para a classe empresarial e comercial do Estado, por trazer informação importante sobre linhas de crédito e do lançamento de um portal que vai contemplar tudo que se produz na região Amazônica e estreitar e facilitar relações comerciais e empresariais da região”, frisou.

Entre os palestrantes do período da tarde, a partir das 14h, está o jornalista Lorenzo Carrasco, que vai falar sobre o tema “Amazônia: Ambientalismo, novo colonialismo”. Segundo explicou Chagas, Carrasco vai falar também sobre as atuações de ONGs, questões indígenas e ambientais.

O presidente da Funai, João Pedro da Costa, e o secretário executivo adjunto do Ministério das Minas e Energia, Francisco Romário Wojcicki, vão palestrar sobre a “Licença Ambiental do Linhão de Tucuruí”.

Na sequência, haverá a palestra “Aviação Civil na Amazônia Legal”, que terá como palestrante Ricardo Chaves de Melo Rocha, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, com participação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Neste tema, vamos debater a escassez de voos para a região Amazônica”, frisou.

Depois das palestras haverá os debates entre convidados e autoridades. (R.R)