Cotidiano

Avanço da criminalidade preocupa moradores da cidade de Normandia

Embora governo negue, população teme que facções criminosas estejam atuando no município por conta do alto índice de furtos e roubos

Com apenas nove mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município de Normandia, localizado na região Leste do Estado, enfrenta uma onda de criminalidade. De acordo com os moradores, organizações criminosas estariam começando a atuar naquela localidade e praticando inúmeros furtos e roubos.

Conforme os moradores, a insegurança e o medo tomaram conta da cidade, já que os criminosos têm cometido crime em plena luz do dia e à mão armada. “Uma cidade tão pequena como a nossa não deveria estar passando por isso. Não podemos nem sentar mais na frente de casa que somos roubados”, disse um morador, que preferiu não se identificar.

Conforme ele, além das ocorrências de assaltos, o tráfico de drogas tem tomado conta das ruas de Normandia. “A questão da droga tem crescido de uma forma assustadora. Em todo canto se percebe gente comprando ou vendendo entorpecentes. Acho que muitos desses crimes têm ocorrido em decorrência dessa situação”, afirmou.

A audácia dos bandidos é tão grande que, nos muros na delegacia e nas casas dos policiais, surgiram pichações com as iniciais da facção criminosa conhecida por Primeiro Comando da Capital (PCC) que, segundo os residentes do município, estaria comandando a onda de crimes.

“Os policiais estão sendo ameaçados. Tenho certeza que essas facções estão atuando no interior. O delegado da cidade quase não fica aqui e são poucos os agentes que moram no município. O efetivo da Polícia Militar também é pequeno, não tem investigação sobre essa questão das drogas que está rolando solta por aqui”, relatou outro morador.

Ele afirmou que a população está aterrorizada e com a sensação de insegurança. “A violência está grande e os moradores aqui estão se sentindo acuados. Quem um dia iria imaginar que em Normandia estaria tendo assalto à mão armada? Isso tem aumentado nos últimos dias e queremos providências”, frisou.

GOVERNO – Em nota, o Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar de Roraima informou que, quanto à criminalidade em Normandia, não foram registradas quantidades anormais de ocorrências na localidade.

“A corporação confirma que houve uma pichação no muro da residência de um policial militar que mora no município, com dizeres fazendo referência a uma facção criminosa, porém, a veracidade da origem da ameaça não foi confirmada. O caso sendo investigado e as devidas providências estão sendo tomadas”, afirmou.

De acordo com o governo, Normandia conta com destacamento, policiamento ostensivo e rádio patrulhamento nas zonas urbana e rural. “Contudo, a Polícia Militar estuda formas estratégias para reforçar o policiamento e combater qualquer ação da criminalidade naquela região. A previsão é que, com o ingresso dos novos policiais que estão em Curso de Formação, o efetivo seja reforçado”, destacou.

Quanto à denúncia de ameaça a policiais, esclareceu que estão sendo averiguadas pelo Setor de Inteligência da Policia Militar. (L.G.C)