Acidente Vascular Cerebral (AVC), desmaios e convulsões lideram as solicitações de pedido de socorro em Roraima por meio do telefone 192. Os acidentes de trânsito vêm logo em seguida, com 2.820 casos.
De acordo com dados da Central Estadual de Regulação Médica de Urgência de Roraima (CERMU-RR), até o dia 25 de setembro deste ano, 9.219 pessoas realizaram solicitações de socorro no Estado.
A unidade é a responsável por regular o socorro pré-hospitalar de urgência, intermediando todos os atendimentos clínicos, traumáticos e transferências inter-hospitalares de pacientes em todos os 15 municípios do Estado.
Segundo a coordenadora do CERMU-RR, Ana Renata Guirro, além do atendimento móvel realizado por meio dos postos descentralizados do SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], a equipe da própria Central também presta orientações a distância aos pacientes.
“Possuímos médicos e enfermeiros que trabalham em cima desses protocolos e indicadores, assim conseguimos fazer levantamento em nosso novo sistema onde conseguimos visualizar, quantificar e estratificar esses acionamentos, servindo como diretriz para a tomada de decisão, planejamento de processos e projetos”, informou.
Ao fazer uma ligação para o 192, o operador de comunicação realiza uma triagem e encaminha a pessoa para o médico regulador que deverá avaliar e orientar o solicitante na conduta antes da chegada da ambulância. Após isso, a viatura do SAMU adequada e mais próxima é instruída até a ocorrência.
IMPLANTAÇÃO DO SAMU+
Para aprimorar os serviços oferecidos pelos profissionais do CERMU-RR, a Sesau (Secretaria de Saúde), deu início a implantação do SAMU+, um novo sistema que permite dar maior ordenamento aos dados estatísticos da unidade.