Um avião de pequeno porte caiu no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (22). Com a queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma loja de móveis e uma pousada. Em nota, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou que não há sobreviventes. Ao menos 15 pessoas foram socorridas e levadas aos hospitais da região.
Segundo a Brigada Militar, o avião havia saído do aeroporto de Canela e caiu minutos depois da decolagem. A informação inicial era de que ele seguiria viagem para Florianópolis e transportava 10 pessoa no momento da queda, mas a identidade delas não foi divulgada.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, disse que o Corpo de Bombeiros já trabalha na área e que o governo está acompanhando a situação com todas as forças de segurança. Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que irá investigar o acidente no menor prazo possível.
Confira a nota da FAB na íntegra:
Neste domingo (22/12), investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Canoas (RS), foram acionados para realizar a Ação Inicial de uma ocorrência em Gramado (RS) envolvendo uma aeronave de matrícula PR-NDN.
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Acompanhe a investigação:
Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER, por meio do site do CENIPA.O CENIPA destaca ainda que é por meio da emissão e publicação do Relatório Final que se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).
A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
O CENIPA tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.