Cotidiano

Bairro Cambará vive onda de assaltos

Moradores cobram atuação da Polícia Militar ao afirmarem que assaltantes têm “tocado o terror” naquele bairro da zona Oeste

A insegurança virou parte da rotina de moradores e comerciantes do bairro Cambará, localizado na zona Oeste da Capital. Segundo denúncia encaminhada à Folha, ladrões têm “tocado o terror” e estão praticando uma onda de assaltos na região.  

Um morador afirmou que os criminosos têm escolhido o cruzamento das avenidas São Sebastião com Manoel Felipe para praticar os assaltos. “Isso é um problema antigo. São muitas famílias que vêm sendo vítimas de vagabundos que portam armas e andam à vontade cometendo delitos porque sabem que depois, mesmo que sejam pegos, nada vai acontecer”, desabafou.

Ele citou um caso ocorrido no dia 16 de abril, quando dois homens entraram armados em uma farmácia e levaram pertences dos clientes e da empresa. “Chegaram de moto e não tiraram os capacetes. Um entrou e cometeu o assalto, cujo vídeo foi publicado no Facebook. O elemento tinha uma arma na cintura. Os comércios da região vivem sendo vítimas de assaltos a mão armada e nenhuma medida é tomada”, afirmou.

Um empresário disse que já perdeu as contas de quantos assaltos já foi vítima e presenciou no bairro. “Todos os anos é a mesma coisa, são vários os assaltos que acontecem aqui. Cadê o direito do cidadão de bem que trabalha e paga seus impostos, que luta arduamente contra uma carga tributária absurda que não dá retorno algum?”, questionou.

Ele informou que raramente vê a presença de policiais ou viaturas fazendo ronda na região. “Peço que as autoridades olhem mais para esse corredor comercial e para os moradores do nosso bairro. Precisamos de mais segurança, mais viaturas circulando por aquela parte e também um semáforo nesse cruzamento, que tem alto índice de acidentes”, declarou.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que a Polícia Militar realizou periodicamente um levantamento dos bairros com o maior número de incidência de ocorrências para realizar operações que visem coibir a criminalidade nestes locais.

“Atualmente, o Comando de Policiamento da Capital (CPC), por meio do o 2º Batalhão, está realizado ações como a Operação Matrix, que tem como objetivo evitar os roubos e furtos em residências, veículos automotores, principalmente motocicletas e transeuntes portando telefones celulares, menores infratores, tráfico de drogas, perturbação do sossego, dentre outras ações delituosas nas subáreas da zona oeste da cidade, que compreende 24 bairros, entre eles o bairro Cambará”, frisou.

Segundo o comandante do 2º BPM, coronel Josué Hilace, desde o início da operação houve uma redução de 15% a 20% nos números de ocorrências nas subáreas de abrangência do Batalhão, principalmente nos bairro Senador Hélio Campos, São Bento e Equatorial.

“As abordagens da operação são realizadas em locais com aglomeração de pessoas, como praças, bares e conveniência de postos de gasolinas, casas comerciais, lanchonetes, lan houses e vias públicas, com ênfase aos corredores comerciais. E também nos pontos de controle, realizados em locais estratégicos que visa abordagens a veículos e pessoas”, informou.

Ele solicita que as pessoas que se depararem com algum problema relacionado à segurança, seja de urgência ou emergência, entrem em contato com o telefone 190 para que a polícia realize o atendimento conforme a ocorrência. (L.G.C)