Cotidiano

Balsa do Passarão tem novos horários de travessia

A pedido da população indígena das 14 comunidades da região Baixo São Marcos, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) fez mudanças de alguns horários na travessia da Balsa Trombetas, na Vila Passarão.

Nesta segunda-feira, dia 17, o secretário de Agricultura, Aluizio Nascimento, recebeu os representantes das comunidades para tratar do assunto.

Para ele, a nova programação beneficiará ainda mais a população que utiliza a embarcação. “As travessias ocorrem diariamente, de domingo a domingo, inclusive feriados. E não somente isso, quando há necessidade relacionada à saúde, quem comanda a embarcação está autorizado a fazer a travessia em qualquer horário”, frisou Aluizio.

O novo horário de funcionamento da balsa do Passarão acordado durante a reunião, a partir desta segunda-feira, será pela manhã (6h30, 7h30, 9h30, 11h30) e à tarde (13h, 14h30, 16h, 17h30, e às 19h), incluindo finais de semana e feriados. Ainda conforme o secretário, além dos horários determinados, em circunstâncias de urgência a travessia pode ser feita nos três turnos, inclusive de madrugada, como o transporte de ambulância, por exemplo.

“É necessário laudo médico, porém, há casos reais de urgências que visivelmente não há a necessidade de solicitar, como acidentes, picadas de cobra e casos similares. A saúde em primeiro lugar. Todos os funcionários da balsa já foram comunicados”, afirmou.

“A balsa é um importante instrumento de ligação entre a região da vila do Passarão, zona rural do município de Boa Vista e, por isso, deve atender a todos os moradores das comunidades daquele entorno”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

Caso a balsa do Passarão deixe de funcionar por algum problema técnico, uma rota alternativa pode ser realizada pelo município de Normandia, porém, aumenta significativamente o percurso, pois acrescenta cerca de 100 quilômetros.