Cotidiano

Balsa do Passarão volta a funcionar atendendo população

Na manhã de sábado, 6, a balsa do Passarão, que interliga a região da Vila Passarão a 27 comunidades indígenas do Baixo São Marcos, voltou a funcionar. Em um esforço conjunto com o Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) e com o Exército Brasileiro, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) reparou o motor da embarcação, que deixou de funcionar devido ao esforço para atravessar o rio Uraricoera no período de estiagem, com o nível de água reduzido.

O titular da Seapa, Emerson Baú, explicou que o apoio do Iteraima e do Exército Brasileiro foi de fundamental importância para que a balsa voltasse a funcionar. 

“Sem essa parceria, não teríamos dado conta de solucionar o problema com tanta agilidade. Agora, os moradores e produtores da região podem voltar a utilizar a embarcação, acabando com os transtornos”, disse.

A balsa ficou sem operar por cerca de uma semana. Nesse período, os moradores da região atravessavam apenas em canoas e embarcações de pequeno porte. Já para o escoamento de produtos e a entrada e saída de veículos, a única alternativa era uma estrada que levava até os municípios de Normandia e Bonfim, o que aumentava o percurso em 80 quilômetros.

Baú explicou que enquanto a balsa ainda estava operando, antes da interrupção no serviço, o horário de funcionamento já havia sido reduzido. 

“Antes, a travessia era feita das 6h às 20h. Desde 1º de março, a embarcação passou a atender somente até as 18 horas. Caso houvesse algum imprevisto, poderia ser solucionado ainda à luz do dia”, detalhou.