Cotidiano

Bancários podem deflagrar greve geral em todo o país

Entidades realizam assembleias para analisar contraproposta da Fenaban

Membros ligados ao Sindicato dos Bancários de Roraima (Sintraf) realizam logo mais, às 17 horas, na sede da entidade, no Centro, uma assembleia geral para discutir a contraproposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sobre as demandas da categoria.

Pressionada pelo Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban apresentou na terça-feira, 30 de agosto, proposta de reajuste salarial de 6,5%, que segundo o presidente do Sintraf, Adauto Andrade, não cobre as perdas inflacionárias.

Além disso, a Federação ofereceu abono de R$ 3 mil, o que não agradou a categoria. “Diante disso, o Comando Nacional tem orientado a rejeição da proposta e greve, abrindo a possibilidade de deflagração de greve a partir do dia 6”, disse.

As reivindicações da categoria em todo país inclui ainda a melhoria nas condições trabalhistas, sobretudo a contratação de pessoal.

“No Estado, somos mais de 600 bancários. Caso haja a rejeição da proposta, faremos greve por tempo indeterminado. Nisso, apenas 30% dos servidos das unidades estarão sendo realizados”, pontuou.