O Banco de Leite Humano (BHL) Dra. Marilurdes Albuquerque, que funciona no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), está com necessidade de novas doadoras e de frascos para armazenamento do leite materno. O Banco possui atualmente 20 doadoras cadastradas, um número considerado baixo diante da demanda. Por isso, a unidade busca sensibilizar a comunidade, para aumentar o número de voluntárias e consequentemente o estoque de leite.
Após um mês do lançamento do Disk Aleitamento Materno, ocorrido durante a Semana Mundial de Amamentação, no mês de agosto, a unidade passou a contar com a nova ferramenta. O número disponível é o 0800-728-0144, e a ligação não possui nenhum custo para o usuário, e pode ser feita de números fixo e celular. O atendimento funciona das 7h às 19 horas.
Segundo a coordenadora do BLH de Roraima, Rosa Leal, o número está disponível em dias úteis. “Através desse serviço é possível obter informações e tirar dúvidas sobre a amamentação, como se tornar uma doadora, como a doação pode ser feita. É uma forma de a unidade manter um contato direto com a mulher, principalmente para aquelas que vivenciam sua primeira gestação e que precisam saber mais sobre o ambiente adequado para a amamentação e a importância do aleitamento materno”, esclareceu.
Antes de fazer o cadastro, a futura doadora informa se possui os exames, caso ela não tenha, é encaminhada ao HMI, onde faz a coleta sem nenhuma burocracia, ou seja, o processo é simples e rápido.
Em relação à doação de frascos, a diretora explica que devem ser doados apenas os de boca larga, tampa plástica e que sejam de vidro. “Nossa dificuldade maior é que os frascos de vidro estão cada vez mais escassos, por isso pedimos ajuda a todas as pessoas que possuam esse tipo de recipiente façam a doação, pois se trata de materiais que em vez de ir para o lixo, ajudarão no processo de armazenamento do leite materno”, complementou.
Cotidiano