O Banco do Brasil (BB) lançou nesta quarta-feira, 06, o Plano Safra 2016, com disponibilidade de recurso na ordem de R$ 107 milhões. O valor será destinado para linhas de crédito voltadas o setor do agronegócio em Roraima.
Conforme o BB, metade desse valor será direcionado aos pequenos produtores da agricultura familiar. Os financiamentos contemplam também médios e grandes investidores agrícolas. O montante é cerca de 20% maior que os recursos liberados no ano passado, quando foram negociados R$ 92 milhões.
Os valores são disponibilizados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que reedita anualmente o Plano Safra, o qual compreende o período de julho a junho de cada ano.
Para o período de 2016 e 2017, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Alvaro Fertig, informou que os juros estão mais baixos em relação ao ciclo de 2015 e 2016.
Para os produtores da agricultura familiar, os juros aplicados anteriormente variavam entre 3,5% a 5,5%. Atualmente, as taxas estão entre 2,5% e 5,5%, dependendo do montante negociado.
Matéria completa na Folha Impressa desta quinta-feira. Com informações do repórter Alexandre Dourado.