O Banco do Brasil enviou, nesta sexta-feira (16), às 11h11, ofício ao juiz federal Helder Girão Barreto, da 1ª Vara Federal, informando que foi retirada a exigência de alvará para efetuar o pagamento dos precatórios dos técnicos em educação, conforme relação encaminhada ao banco, e em atendimento a Ação Originária no 381-63.1994.4.01.4200.
No entanto, o Banco do Brasil não informou se o pagamento dos precatórios começaram nesta sexta-feira. Na manhã de hoje, centenas de técnicos em educação estiveram na agência do Banco do Brasil na esperança de sacar os valores, mas sem sucesso.
Albaniza Monteiro, 66 anos, chegou ao banco às 5h da manhã. Ao saber por outros profissionais, que estavam na agência, que o pagamento estava bloqueado, tentou conseguir uma informação com o gerente do banco para saber o motivo de não liberarem, mas não conseguiu.
“O precatório é direito nosso, e estamos precisando desse dinheiro que aguardamos há 30 anos. Recebemos uma notificação do juiz afirmando que esse dinheiro estaria liberado a partir desta sexta-feira, e estamos sem nenhuma informação”, ressaltou Albaniza.
A estudante Vanessa de Carvalho Pinheiro levou a mãe, Doraci da Silva Guerreiro, uma idosa de 75 anos, para receber o dinheiro do precatório. “Estamos aqui faz tempo e ninguém do banco disse nada pra gente. Isso é uma falta de respeito com os idosos” criticou.