Cotidiano

Banco negocia dívidas pela internet

Possibilidade de fazer a negociação sem precisar se deslocar à agência tem feito aumentar número de pessoas que se regularizam

O Banco do Brasil (BB) investe em uma modalidade de renegociação de dívidas de forma bem apropriada para os dias atuais, em que os brasileiros estão mais conectados à internet por meio de computador, tablets ou celulares. Com a ferramenta online, o banco conseguiu renegociar mais de R$ 1 bilhão de dívidas em atraso por meio da internet.

Com a internet, as operações bancárias ganham espaço na rede mundial de computadores e, agora, além de ter acesso à conta, efetuar pagamentos e transferências, também é possível o cliente renegociar dívidas e parcelar o valor em até 60 vezes. A ferramenta está disponível para atender as pessoas física e jurídica.

Com esse serviço, os gerentes das agências bancárias perceberam que o índice de inadimplência caiu. “Por causa das dívidas, muitas vezes o cliente ficava distante do banco porque ele não tinha como se aproximar para fazer o primeiro atendimento e, muitas vezes, o canal de cobrança estava diferenciado, às vezes na central de atendimento, outras vezes nos escritórios terceirizados. O cliente queria ter uma facilidade de negociação, por isso estamos adequando todos os produtos para a internet”, disse o gerente de negócios, Thiago Santos.

Para utilizar o sistema online os clientes devem cadastrar senha de oito dígitos, específica para o acesso à internet, na agência de relacionamento em que é correntista. Após esse processo, deve credenciar o computador em um módulo de segurança, para que outras pessoas não tenham permissão para realizar as mesmas funções que o titular da conta. Só assim a viabilidade de negociação se torna disponível.

As dívidas podem ser parceladas em até o limite de meses, dependendo da capacidade de pagamento do cliente. Segundo o gerente, as unidades bancárias serão desafogadas e o atendimento minimizado. “Eu acredito que vai melhorar porque tudo o que se coloca na internet, tudo o que se melhora em tecnologia, melhora o atendimento, em especial para esse público que muitas vezes está fragilizado por ter passado por um distúrbio financeiro, que muitas vezes se sente intimidado em ir à agência porque imagina que vai ser visto com maus olhos. Isso vai simplificar a vida dele”, frisou Santos.

Nos casos em que a pessoa física procura a renegociação, ela consegue efetivar o contrato imediatamente. Por outro lado, a pessoa jurídica preenche o formulário, que precisa ser aprovado pela gerência do banco, que vai decidir se a empresa tem habilitação para gerir o valor das parcelas.

Em Roraima, muitos correntistas estão aderindo à nova ferramenta. Aqueles que tentam honrar a prestação e não conseguem efetuar o pagamento precisam refazer todo o processo no sistema, caso contrário, ficam impedidos de subtrair ou anular a dívida.

“A demanda ainda é pequena, mas aos poucos os clientes vão conhecendo esse novo produto, inclusive nós temos feito um trabalho de disseminação nas agências, alertando os clientes que podem fazer transação por este canal”, acrescentou o gerente. (J.B)