Cotidiano

Bancos em Roraima vão aderir a greve nacional

Paralisação está prevista para iniciar na próxima quinta-feira, 08

Após realização de assembleia geral na tarde ontem, 01º, o Sindicato dos Bancários em Roraima (Sintraf) anunciou nesta sexta-feira, 02, que a rede bancária local seguirá a recomendação do Comando Nacional e da Federação Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) em relação a aprovação de greve no setor em todo o país.

Conforme o presidente da entidade, Adauto Andrade, o Estado iniciará paralisação dos serviços por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira, 08.

“Apenas 30% dos serviços continuarão a ser realizado nas agências bancárias, o que inclui questão de pagamento, funcionamento de caixa eletrônico, tesouraria e outros”, relatou.

Entre as reivindicações do Sindicato estão reajuste de 14% da reposição da inflação, fim de metas abusivas e contratações de pessoal para as unidades bancárias.

“Foi feita a proposta de reajuste salarial de 14% e a Fenaban fez uma contraproposta de 6,5% e abono salarial de R$ 3 mil. No entendimento da categoria, esse valor é insuficiente. Além disso, os trabalhadores cobram medidas que visem por fim as metas abusivas e ao assédio moral, além da contratação de pessoal para suprir a demanda das agências”, complementou Andrade.

Por fim, o presidente do Sintraf orientou que os clientes da rede bancária local antecipem os trâmites junto às agências, ressaltando ainda que atividades mais simples, como pagamento de boletos, poderão ser feitas em caixas eletrônicos e casas lotéricas.

“A gente pede ainda que a população nos ajude nessa luta, porque o benefício nessa questão acaba sendo mutuo. Ou seja, os dois lados saem ganhando com isso”, concluiu.