Cotidiano

Banhistas devem redobrar cuidados em balneários, alerta Defesa Civil

Equipes de guardas civis percorrem praias da cidade para orientar a população sobre os cuidados com a segurança

A estação mais quente do ano chegou. Conhecida pelas altas temperaturas e intenso calor, os rios e balneários da Boa Vista são as opções de lazer da população. Pensando nisso, equipes da Defesa Civil Municipal percorrem praias mais próximas da capital orientando e dando dicas importantes aos banhistas para que se mantenham seguros.

“Nesse período de verão, o nível do rio começa a baixar de maneira considerável, aparecendo muitas praias nos balneários mais comuns da cidade. E nossas equipes já estão fazendo mobilização principalmente nos finais de semana orientando a população sobre os principais riscos e cuidados que devem ser levados em consideração para um dia mais seguro”, disse Flávia Cantanhede, diretora da Defesa Civil Municipal.

A Defesa Civil separou cinco dicas principais do que não se pode fazer evitando colocar em risco a vida de muitas pessoas:

  • Evitar ingestão de bebida alcoólica
  • Não descartar lixo em lugares inadequado, mantendo os lugares limpos
  • Evitar deixar crianças sozinhas nos rios e igarapés. Elas devem estar sempre acompanhadas de um adulto. O ideal é manter uma distância de um metro
  • Não consumir alimentos na beira dos igarapés para não atrair animais fora do seu habitat (exemplo: piranhas)
  • Não trafegar com veículos nas áreas de praias, garantindo a sua segurança e dos demais banhistas.

“A gente pede que a população fique atenta e que colabore com as condições de segurança para que esse momento de lazer efetive como um momento de prazer, alegria e não uma situação de risco”, complementou Cantanhede.