Revoltados e preocupados com a quantidade de lixo jogado aos fins de semana nas praias de Boa Vista, um grupo de banhistas se reunirá, neste domingo (6), para limpar esses locais.
A ação vai além do recolhimento da sujeira deixada nos rios e igarapés, eles querem incentivar as pessoas a terem mais cuidado e evitar a poluição.
Por isso, eles devem também fixar placas artesanais com frases criadas para estimular boas práticas durante os momentos de lazer.
Uma das idealizadoras do movimento, a psicóloga e artesã, Pâmela Peccini, contou que tudo começou quando foi ao Tepequém e viu muito lixo nas trilhas e cachoeiras.
“Desrespeito total. Quando voltei, percebi que essa triste realidade ocorria também nas praias de Boa Vista. Comecei fazendo plaquinhas para colocar no Porto do Babazinho, visando conscientizar as pessoas e pedindo mais gentileza com o meio ambiente”.
O movimento cresceu e outros amantes do meio ambiente decidiram ajudar. Mais de 50 pessoas estão no grupo, que tem espaço para mais gente e agora é chamado de Movimento Praia Limpa.
“Vamos recolher o lixo de quatro praias: Polar, Caçari, Curupira e Gnomo. Nós queremos reforçar que é uma ação popular. Queremos que os banhistas cuidem mais desses locais de lazer”, explicou Pâmela.
Segundo ela, o material que for identificado como reaproveitável já tem destino: “Uma cooperativa entrou em contato conosco e vai nos ajudar no descarte correto do lixo”.
O grupo pretende também, por meio dessa atitude, alertar as autoridades para a necessidade de campanhas mais ativas e fiscalização mais rigorosa.
“Queremos chamar a atenção das autoridades competentes na área ambiental para que hajam campanhas de educação e sensibilização para a responsabilidade ambiental”, destacou Pâmela.