GOLE DE CIÊNCIA

Bares de Boa Vista recebem festival internacional sobre ciência

Neste ano, o festival trata sobre Inteligência Artificial (IA), fake news e mudanças climáticas; evento começa hoje e segue até quarta-feira (15)

A ideia do evento é falar sobre ciência de uma maneira descontraída. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A ideia do evento é falar sobre ciência de uma maneira descontraída. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Três bares de Boa Vista recebem o festival internacional Pint of Science a partir desta segunda-feira (13). O evento, que se estende até quarta (15), trata sobre ciência e tem classificação livre. No Brasil, o Gole de Ciência acontecerá em 179 municípios.

O evento teve início em 2013, na Inglaterra, quando neurologistas observaram que o envolvimento da família dos pacientes resultava em uma maior adesão ao tratamento, o que beneficiava o processo de recuperação. Inicialmente, esses encontros ocorriam dentro dos hospitais, porém, para ser mais efetivo junto à população em geral, os médicos resolveram levar esses encontros para um lugar mais amigável. Como era na Inglaterra, o local escolhido foi um pub.

De acordo com a pesquisadora do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Isalira Peroba, que organiza a edição do Pint of Science nas cidades brasileiras, a ideia do evento é falar sobre ciência de uma maneira descontraída.

“São cientistas que vão falar, especialistas de diversas áreas. Cada ano, a gente escolhe temas diferentes, de áreas diferentes, para abranger o máximo possível. A gente vai conversar sem slides, sem termos técnicos. A gente fala sem o ‘cientifiquês’, sem complicação. É falar de temas da atualidade”, disse a pesquisadora à Agência Brasil.

No Brasil, participam professores e pesquisadores das universidades. A participação dos pesquisadores é voluntária.

Programação

O Pint of Science deste ano traz palestras sobre inteligência artificial (IA); papel da mulher na ciência; matemática, sexualidade e gênero; indústria da ciência e da saúde na internet e na televisão e fake news; mudanças climáticas; maternidade nas ciências. As palestras acontecem a partir das 19h30.

Na capital roraimense, o evento começa nesta segunda-feira (13) com o tema “IA: não preciso mais pensar?”, no Mestre Cervejeiro. Vinícius Tocantins e Professor Chicão debatem sobre o impacto da IA na vida e na sociedade.

Amanhã (14), a palestra aborda fake news na saúde com “Vacina ou Vacilação?”, na UP! Boa Vista. Iara Luna falará sobre os impactos de verdades, mentiras e quase verdades na saúde e Allex Fonseca, o perfil da vacina contra a dengue.

Na quarta-feira (15), a palestra “Nessa mata tem cachorro?” acontece na Nova Conveniência, Ivanilson Lucena e Maria das Graças Riberio irão falar sobre Roraima silvestre: conhecer para preservar. Já José Ignacio Gómez compartilhará com a gente o que tem aprendido com os povos da floresta.