Cotidiano

Basa oferece acesso a linhas de crédito

Banco da Amazônia têm R$298 milhões disponíveis para aplicar em todos os municípios roraimenses este ano

Representantes do Governo do Estado e do Banco da Amazônia (Basa) firmam hoje um Protocolo de Cooperação com a finalidade de facilitar o acesso a diversas linhas de crédito oferecidas pelo banco, que dispõe de R$298 milhões para aplicar em todos os municípios de Roraima em 2015. A assinatura do documento será feita durante reunião, às 10 horas, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio.
Foram convidados para o evento representantes de vários órgãos estaduais, entre eles, Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr), Fundação do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Femarh), Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), além de prefeitos e secretários municipais de Urbanismo dos 15 municípios de Roraima. Também participam das discussões representantes de todas as instituições do sistema S (Sebrae, Sesi, Senai, Senar e Sesc) e da Federação das Indústrias de Roraima (Fier), entre outros.
Segundo o gerente-geral do Banco da Amazônia, Misael Moreno dos Santos, o protocolo a ser assinado nesta quinta-feira, além de unir esforços na realização de ações compartilhadas para o desenvolvimento sustentável do estado, visa reduzir a burocracia e o tempo para emissão de documentos como licença ambiental, títulos de propriedade de imóveis rurais e urbanos, alvarás e licenças de funcionamento, entre outros, necessários para a liberação de crédito pelo financiador.
Os recursos disponíveis neste ano devem ser aplicados em todos os setores da economia, primário, industrial, comercial e de serviços, e, segundo Misael Moreno dos Santos, a execução do Protocolo de Cooperação facilitará o acesso dos potenciais investidores às linhas de crédito oferecidas pelo banco.
Durante o encontro, haverá também duas palestras. O presidente do Basa, Valmir Rossi, falará dos resultados econômicos e sociais alcançados pelo banco em 2014. O economista Luís Suzigan tratará das projeções econômicas para o ano de 2015, considerando aspectos dos cenários internacional, nacional, regional e local.
Formado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luís Suzigan é especialista em economia internacional e mercado financeiro, com experiência em macroeconomia. Atualmente, ele é responsável pela área de gestão de projetos e expansão regional de negócios da empresa LCA Consultores.