O primeiro voo feito por Alberto Santos Dumont, em 1906, com o 14 Bis, foi lembrado ontem durante solenidade militar realizada na Base Aérea de Boa Vista (BABV), em alusão ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador. O evento iniciou às 9h com o canto do Hino do Aviador e depois a entrega da “Medalha Militar” a 23 militares por recompensa aos bons serviços prestados à Aeronáutica.
Entre os condecorados estão oficiais, graduados e praças em serviço ativo. A “Medalha Militar” de ouro com passador de ouro foi destinada para quem completou 30 anos de serviço, a de prata com passador de prata para quem atingiu 20 anos e a de bronze com passador de bronze para os que completaram 10 anos de atuação. Estiveram presentes autoridades civis e militares.
O Dia do Aviador será neste domingo, 23, e as celebrações são realizadas todos os anos no Brasil pelo Comando da Aeronáutica e a Força Aérea Brasileira. O comandante da Base Aérea de Boa Vista, coronel Regis Peroba, ressaltou a importância da data para lembrar o feito de Santos Dumont com o voo do 14 Bis.
Segundo ele, a solenidade é um evento institucional para datas marcantes no calendário da Base Aérea como oportunidade também para homenagear os militares pelos bons serviços prestados durante 10, 20 e 30 anos. “Às vezes, condecoramos militares com maior tempo de serviço com bom desempenho para a Força Aérea Brasileira”, disse o coronel.
O 1º tenente Allan Brandão foi um dos que recebeu a medalha de bronze pelos 10 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira. “É com muito orgulho e satisfação que eu recebo essa condecoração, pois foi uma década de muita dedicação, estudo e empenho”, comentou ao frisar que a condecoração abre portas para o futuro. “Seguir a carreira se dedicando a cada dia em prol ao serviço da pátria é o que todo militar almeja e é o que nós temos incutido em nossa alma”, disse.
EXPOSIÇÃO – As comemorações estão sendo estendidas também à população com uma exposição de artigos militares de aviação, realizada pela Base Aérea no shopping Pátio Roraima. Uniformes e outros itens também podem ser vistos hoje e amanhã na praça de eventos do Shopping. Durante a exposição serão apresentadas as maneiras de ingresso no serviço militar e haverá distribuição de pôster e revistas.
O VOO – O primeiro voo sem catapulta com um aparelho mais pesado do que o ar foi realizado no dia 23 de outubro de 1906 por Santos Dumont, no Campo de Bagatelle, em Paris. Depois de percorrer 60 metros em sete segundos, ele conseguiu voar a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França e mais de mil espectadores.
O mineiro Santos Dumont é considerado o “Pai da Aviação” e nasceu em 20 de julho de 1873. Formado em engenharia é tido como um dos pioneiros do balonismo. Ele era apaixonado por voar e sua mais famosa invenção foi o avião 14 Bis. (A.D).