A base aérea de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, passará a receber voos comerciais. A autorização foi dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e aguarda publicação no Diário Oficial da União para entrar em vigor.
A Fraport Brasil, empresa que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, confirmou a informação e disse que recebeu autorização para operar cinco voos diários com chegada e saída de Canoas. A empresa está trabalhando para viabilizar as operações no local, tanto para o transporte de passageiros quanto de cargas.
O uso da base aérea de Canoas será temporário, até a regularização do aeroporto de Porto Alegre e o fim do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Desde o início do mês, o Aeroporto Internacional Salgado Filho está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas, para garantir a segurança de funcionários e passageiros diante do estado de calamidade provocado pelas chuvas fortes que atingiram o Rio Grande do Sul. As instalações do aeroporto e a pista de pouso foram inundadas.
Para atender à população durante esse período, foi criada uma malha aérea emergencial no interior do estado. Foram retomados voos regionais com destino a cidades como Santa Maria, Uruguaiana, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santo Ângelo. Além disso, uma rota de ônibus foi estabelecida na semana passada para ligar o aeroporto de Florianópolis a Porto Alegre, operada pelo consórcio responsável pelo aeroporto da capital catarinense, com seis viagens diárias, sendo três saídas de cada cidade.
As medidas visam minimizar os impactos causados pela suspensão das operações no Aeroporto Salgado Filho, garantindo a continuidade do transporte de passageiros e cargas no estado.