O recém-nascido Emanuel, de 24 dias, foi salvo por policiais militares após quase sufocar. O bebê estava com as vias aéreas congestionadas, dificultando a passagem do oxigênio.
O salvamento aconteceu na última quarta-feira, 18, em um encontro acidental entre uma equipe da Polícia Militar (PMRR) com a família do bebê, em um posto de combustível localizado na Avenida Estrela Dalva, bairro Raiar do Sol.
Segundo a PMRR, a guarnição abastecia a viatura quando se deparou com a mãe do bebê, Marta Verônica Damázio, de 22 anos e o tio da criança, Adriano Vasconcelos, de 41 anos. Ambos buscavam socorro e alertavam que o recém-nascido estava com dificuldades para respirar. A criança já estava desacordada e com o rosto arroxeado.
Ainda no local, foi realizada a manobra de Heimlich, método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores, mas sem resultado. A guarnição se deslocou em seguida até o Hospital da Criança Santo Antônio.
A aluna sargento Almires Vasconcelos, comandante da guarnição, informou que fez no bebê uma sucção nasal, técnica utilizada para auxiliar crianças engasgadas. Com o procedimento, uma secreção foi sugada e Emanuel emitiu sinal de vida com um choro breve. Antes da chegada ao hospital, a manobra foi realizada novamente.
“Quando chegamos ao hospital, saí em disparada, abri a viatura e corri para o pronto atendimento. Minha guarnição é acostumada a atender ocorrência de qualquer natureza, mas nesta me senti inexperiente, porque foi atípica. Minha equipe foi incrível. Sem eles nada teria sido possível. O bebê foi atendido, estabilizado e depois encaminhado para a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth”, ressaltou a policial. A guarnição era composta por Almires e pelos soldados Alexander e Valdei.
A família do bebê agradeceu a atuação da Corporação. “Foi uma situação delicada, mas, graças a Deus, eles apareceram na hora exata. Parabéns por isso”, disse o tio de Emanuel, Adriano Vasconcelos.
Almires ressaltou que a coincidência parece ter sido combinada. ““Parece que foi tudo cronometrado. Deus é maravilhoso. A viatura é abastecida no máximo até às 20h30, porém, a equipe passou pelo posto somente somente às 22h45”, declarou. O período coincidiu justamente com o momento em que a família buscava socorro.