As famílias beneficiárias do programa Auxílio Brasil, do Governo Federal, estão sendo convocadas pela Secretaria Municipal de Saúde para comparecerem às unidades básicas de saúde que não atendem casos exclusivos de Covid-19, para fazer a atualização das informações de saúde.
Um dos critérios para o recebimento do benefício é o cumprimento da condicionalidade de saúde, pois assim são garantidos à população os serviços da Atenção Básica. Durante a atualização, serão checados se os beneficiários estão em dia com o calendário de vacinação, e ainda o acompanhamento da pesagem e estatura das crianças, além de pré-natal no caso das gestantes.
Os pais ou responsáveis devem levar para a atualização das informações, a caderneta de saúde (caderneta de vacinação) das crianças e a responsável legal (ou mãe) levar o cartão do benefício. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante.
As famílias são acompanhadas periodicamente. As que deixarem de cumprir as condicionalidades podem ter o benefício suspenso.