Os beneficiários do programa Bolsa Família as informações para as condicionalidades de saúde. Esta é a última chamada do ano, pois a vigência se encerra este mês.
Os beneficiários devem buscar uma das 34 unidades básicas de saúde da prefeitura para fazer a atualização. Segundo a coordenadora municipal de saúde do Bolsa Família Silvia Viana, a atualização das informações é necessária para que o beneficio não seja suspenso.
“Convocamos todos os beneficiários para atualizarem as condições de saúde de toda a família. Essa atualização é imprescindível para que o benefício não seja suspenso. Se você é beneficiário e ainda não atualizou essas informações, procure uma unidade básica de saúde próxima de sua casa para cumprir com esse compromisso”.
É necessário levar o cartão de vacina de todos os integrantes da família, o do programa e o da gestante, se houver. Ao todo 35 mil beneficiários precisam fazer essa atualização e até o momento, apenas 37% cumpriram o requisito em Boa Vista.
Informações de saúde – Durante todo o ano, a prefeitura desenvolveu ações específicas em bairros diferentes para facilitar o acesso dos beneficiários para o cumprimento da atualização das condicionalidades de saúde, que são feitas normalmente em todas as unidades básicas de saúde.
A atualização consiste em levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas recomendadas pelas equipes de saúde e para pesar, medir e fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento. As gestantes devem fazer o pré-natal e ir às consultas na unidade básica de saúde regularmente.
Além das unidades que funcionam durante todo o dia, o serviço pode ser feitos durante a noite, nas unidades que funcionam em horários estendidos até meia-noite como Olenka Macellaro (Caimbé), Délio Tupinambá (Nova Cidade), Aygara Motta (Cidade Satélite) e Mariano de Andrade (Caranã).