Cotidiano

Beneficiários reclamam de atendimento

Primeiro dia de recadastramento do programa Crédito Social é marcado por longa fila de espera sob o sol

O período de atualização de cadastro dos beneficiários ativos no Programa Crédito Social do Governo do Estado começou na manhã de ontem, executado pela Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). O início do recadastramento foi marcado pela reclamação de muitas pessoas que aguardavam na fila, desde as 5h, em frente à sede da Universidade Virtual de Roraima (Univirr), na avenida São Sebastião, no bairro Tancredo Neves, zona Oeste.
Exaltados, os beneficiários reclamavam do incômodo por serem obrigados a ficar esperando no sol e enfrentado o forte calor. Outros se queixaram da falta de organização. Adisamar Barbosa disse que chegou cedo e até próximo ao meio-dia ainda estava na fila. “Tiraram as cadeiras que nós estávamos usando e tivemos que ficar em pé. Estou aqui desde as 8 horas da manhã, direto no sol, e é muito cansativo”, disse.
Os dias 19 e 20 foram agendados para atender exclusivamente as pessoas que tenham o nome iniciado com a letra A. No entanto, o beneficiário Jorge Souza questionou o método alegando não dispor de tempo para comparecer à sede da Univirr no começo do mês de março, por compromissos profissionais. Disse que tentaria o atendimento de qualquer forma. “Passei a manhã toda aqui. Quero ver se não me atendem. Moro longe, não dá para vir no dia em que eles querem”, disse.
Alfonso Pereira comparou o recadastramento ao método usado nos anos anteriores. “Horrível esta situação! Antes era tudo feito em ginásios das escolas e tínhamos onde esperar sentados, na sombra. Agora, precisamos ficar aqui no calor, enquanto eles atendem nessa lentidão”, criticou.
Um dos funcionários designados para apoiar o recadastramento explicou, em meio aos protestos dos usuários, que o software de recadastramento apresentou um problema e que seria resolvido. Afirmou que o tumulto seria amenizado à medida que as pessoas fossem registradas. “É tudo ágil e prático. A pessoa não demora 10 minutos para terminar todo o trâmite”, disse.
GOVERNO – O Governo do Estado afirmou, por meio de nota, que no final de cada dia de recadastramento a coordenação do programa Crédito Social fará uma reunião para ajustar as melhorias que podem ser feitas para atender à população de forma mais eficaz.
Sobre o problema de software apresentado na manhã de ontem, justificou que o imprevisto já estaria sendo resolvido e que a estrutura para acomodar os beneficiários seria ampliada para acolher melhor os beneficiários nos dias seguintes.
Conforme o governo, a determinação do recadastramento é que seja feito um questionário socioeconômico detalhado que não vinha sendo adotado pela gestão anterior, a fim de evitar novas irregularidades. No entanto, como o novo questionário é mais minucioso, demanda tempo maior de atendimento a cada beneficiário, aumentando o período de espera.
Além disso, afirmou que a população precisa respeitar o cronograma de recadastramento, pois inúmeras pessoas, cujos nomes não iniciam pela letra “A”, têm comparecido ao local de recadastramento, bem como pessoas que não estavam cadastradas previamente e ainda pessoas do interior, que será atendido posteriormente depois de finalizado o atendimento na Capital.
A Setrabes reiterou que o cronograma, baseado na letra inicial do nome do beneficiário, atenderá a todos das 8h às 18h, sem intervalo para almoço. Ressaltou que a população deve ficar atenta ao fato de que esse é um processo de recadastramento, e não de realização de novos cadastros para quem deseja ser beneficiado pelo programa. (J.P.P)