Cotidiano

Biblioteca Itinerante reforça a importância da leitura

Em todo o país, 18 de abril se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil e também o aniversário de um dos maiores escritores da literatura nacional, Monteiro Lobato. É nesse clima que escolas municipais se mobilizam para reforçar a importância da leitura, especialmente para a criançada que está na fase inicial da vida escolar.
O interesse pela literatura não deve ser trabalhado apenas em épocas comemorativas. Na Escola Municipal Ana Sandra Nascimento Queiroz, por exemplo, todas as segundas-feiras os alunos contam com a presença da Biblioteca Itinerante do Serviço Social do Comércio, o BiblioSesc. Mediante cadastro, os alunos têm uma rotina semanal de empréstimos de livros.
O acervo do BiblioSesc conta com mais de 3 mil obras, entre livros infanto-juvenis, brasileiros e estrangeiros, bem como revistas e jornais disponíveis para empréstimos. Cerca de 200 pessoas, alunos da escola e comunidade, já foram cadastradas.
Para o gestor da escola, Renato Franklin, apesar da unidade possuir biblioteca, o trabalho do Sesc-RR vem reforçar o ensino e ajudar a formar leitores.
“Hoje temos uma média de 100 a 150 alunos que pegam livros emprestados todas as segundas. A cada semana esse número cresce. É importante perceber, enquanto educador, que o hábito da leitura aumenta em nossas crianças”, frisou.
Além da Escola Ana Sandra, o BiblioSesc atende mais duas escolas da rede municipal. Às terças-feiras o caminhão segue para Escola Municipal Cantinho Feliz, na rua Macunaíma, no 13 de Setembro. E Todas as quintas-feiras é a vez de atender os alunos da Escola Municipal Vovô Dandãe, na avenida Ataíde Teive, Liberdade. Nessas unidades, a biblioteca móvel fica das 8h30 às 15h.
Semana do Livro
A Biblioteca Municipal Professor Eloy Gomes já está decorada com personagens literários para a chegada do Dia do Livro. Nesta terça-feira, 14, a Escola Municipal Silvio Leite fará uma visita à biblioteca.
– Na quarta-feira, a equipe da biblioteca vai levar o Baú de Histórias Móvel para a criançada da Escola Municipal Jardim das Copaíbas, no Distrito Industrial. No baú simbólico são guardados mais de 100 livros de literaturas variados.
E também nesse clima, a Escola Municipal Sonho Infantil, no Jardim Floresta, realizará na sexta-feira, 17, atividade alusiva com exposições de livros e contação de histórias. Pela manhã inicia às 9h e à tarde às 15h.
Fonte: Ascom/Sesc-RR