Desde que foi incorporada ao calendário do varejo nacional em 2010, a Black Friday de 2021 deverá registrar a maior movimentação financeira. A data poderá movimentar R$ 7,8 milhões em Roraima, de acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Confirmada essa expectativa, o faturamento das vendas on-line e presenciais apresentará crescimento em relação ao ano passado.
Segundo o assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, “as vendas da Black Friday este ano devem registrar um crescimento de aproximadamente 4% em comparação com o ano passado, mas ainda será a menor variação nominal registrada desde 2016”.
Ainda de acordo com o economista, “a alta do dólar e de componentes eletroeletrônicos, que encareceu boa parte dos produtos, foram fatores determinante para o crescimento mais tímido neste ano. Apesar disso, a cada ano mais lojas em Roraima vem aderindo a essa data, e com o aumento das interações on-line dos lojistas roraimenses, esperasse o crescimento mais robusto para os próximos anos”, conclui Fábio Martinez.
Segundo a análise da CNC, o ritmo atual da inflação anualizada – em +10,67%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos 12 meses encerrados em outubro – tem sido um obstáculo à expansão do volume de vendas, mesmo em um contexto de aceleração do consumo digital após a pandemia de covid-19. Até o início da crise sanitária, o e-commerce brasileiro crescia a uma taxa anual média de 14,1%. Esse ritmo saltou para 46,2%, de acordo com levantamento baseado nas emissões de notas fiscais eletrônicas computadas pela Receita Federal do Brasil.
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar da situação econômica, as expectativas são positivas para a Black Friday, que já é a quinta data mais importante do setor, depois do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. “A facilidade de comparação de preços on-line, em um evento caracterizado pelo forte apelo às promoções, incentiva a competitividade e influencia o aumento expressivo da data no calendário do varejo”, avalia.
Adesão gradual: em 2021, móveis e eletrodomésticos devem ser os destaques
A adesão dos diversos segmentos do varejo à Black Friday vem se dando de forma gradual desde a sua incorporação definitiva no calendário de datas-âncora do setor. Em 2010, apenas os segmentos de móveis e eletrodomésticos, livrarias e papelarias e as lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos estavam envolvidos com o evento.
Em 2011, a data contou com a entrada do ramo de farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos. Em 2012, foi à vez de hipermercados e lojas de informática e comunicação. Finalmente, o ramo de vestuário e acessórios embarcou de forma definitiva a partir da edição de 2017.
Produtos com maior potencial de desconto
De acordo com o levantamento, pela ordem, os produtos com as maiores chances de descontos efetivos e respectivas variações de preços nos últimos 40 dias são: headsets, com queda de preço de 13,0%; perfume feminino (-10,4%); creme hidratante (-7,2%), protetor solar e bronzeador (-4,2%); e caixas de som bluetooth (-3,4%). Por outro lado, dado o reajuste recente de preços, as chances de descontos efetivos em consoles de videogames e jogos eletrônicos são reduzidas.