O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou na manhã desta quinta-feira, 7, a primeira blitz educativa do Maio Amarelo, em frente à Catedral Cristo Redentor, na praça do Centro Cívico.
O presidente do órgão, Juscelino Pereira, destacou que durante o mês, as ações educativas serão intensificadas para conscientizar os condutores a dirigirem responsavelmente.
Pereira destacou que durante a blitz, agentes do Detran e os alunos do programa Cidadão do Futuro vão distribuir panfletos com mensagens educativas sobre Segurança no Trânsito.
“Acredito que ações deste tipo surtem muito mais efeito do que ações repressivas. Não adianta apenas punir, temos que ensinar e conscientizar motoristas e pedestres a agirem com prudência no trânsito”, destacou.
O presidente do Detran informou ainda que durante a blitz, os agentes e alunos do Cidadão do Futuro vão fixar adesivos com a temática do Maio Amarelo nos veículos dos condutores que desejarem.
“Nosso objetivo é levar essa mensagem para o maior número de pessoas possíveis”, explicou Pereira.
Conforme ele, durante todo o mês de maio serão realizadas blitze educativas em pontos estratégicos da Capital. “Nós pretendemos percorrer diversos bairros. Já estamos com ações programadas para as avenidas Ataíde Teive, Mário Homem de Melo e Ville Roy”, confirmou.
Pereira afirmou ainda que durante o Maio Amarelo as blitze ostensivas também serão intensificadas. “É claro que não podemos apenas investir em ações educativas, pois motoristas imprudentes sempre irão existir, mas esperamos que não ocorram acidentes graves”, frisou.
MAIO AMARELO
O Maio Amarelo é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o símbolo do Maio Amarelo em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, como, na medida do possível, durante o ano inteiro.
Fonte: Secom