Cotidiano

Boa Vista comemora 126 anos de criação

Capital de Roraima registrou crescimento populacional de 13% em cinco anos, com novo perfil dos migrantes

Completando 126 anos de história, Boa Vista chega aos 320.714 habitantes sendo a Capital mais setentrional do Brasil e única inteiramente acima da Linha do Equador. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do Brasil (IBGE) de 2015, a população do município apresenta um aumento de 13% em comparação ao ano de 2010.

Atualmente, é habitada por 63% da população oriunda de Roraima. De acordo com pesquisa do IBGE em 2010, dos 282.522 habitantes da Capital, cerca de 59% eram de Roraima e os outros 41% provindos de outros estados brasileiros.

Diferente das décadas de 80 e 90, quando o fluxo de migração era superior e a maioria da população tinha origem em outros estados, as pesquisas apontam uma queda nessa movimentação, bem como uma mudança no perfil das pessoas que decidem morar em Boa Vista, sendo a maioria jovens em busca de qualificação profissional.

Para o sociólogo Paulo Rackoscki, o crescimento populacional tem dois fatores que determinam o desenvolvimento da cidade: um positivo e um negativo, sendo determinados pelo perfil dos migrantes. “Se a migração é de jovens qualificados, isso influencia a perspectiva de trabalho e até caráter profissional ou educacional, aos jovens que procuram ingressar no ensino superior”, disse.

Uma vez que os migrantes conseguem se instalar no mercado de trabalho, gerar emprego e renda, além de criar pequenos negócios e microempresas, o sociólogo afirma que a movimentação financeira contribui positivamente para o crescimento da cidade.

“Se a população se dirige aos bairros periféricos, pode haver a ampliação de desigualdade social e a violência urbana. Esse reflexo não é imediato, ele demora um tempo, até para que essa nova população que chega consiga se instalar e procurar um emprego na área que deseja”, relatou Rackoscki

A respeito do índice de 13% referente ao crescimento populacional no período de 2010 a 2015, o sociólogo disse que Boa Vista tem umas das maiores médias de desenvolvimento populacional das capitais brasileiras, principalmente na região Norte. “Crescemos numericamente mais do que as outras capitais, se não somos a que mais cresceu, somos a que mais cresce”, frisou.

Em relação às origens da população, pesquisas do IBGE mostraram que em 2014 a maioria das crianças que nasceram durante aquele ano era de origem entre boa-vistenses com maranhenses, paraenses e amazônidas. Só naquele ano, 952 crianças nasceram com o pai ou a mãe proveniente do Maranhão, sendo o Estado mais influente ao desenvolvimento populacional. (A.G.G)

Programação de aniversário começa às 9h em frente ao Palácio 9 de Julho

A Prefeitura de Boa Vista preparou uma programação especial para festejar os 126 anos da cidade. A cerimônia de abertura do aniversário inicia com hasteamento da bandeira em frente ao Palácio 9 de Julho, às 9h, no bairro São Francisco, zona Norte.

O principal evento é a tradicional Corrida Internacional 9 de Julho, que faz parte do Calendário Nacional de Corrida de Rua da Caixa/CBAt. A corridinha, que reúne crianças e adolescentes de 4 a 15 anos de idade, começa às 8h, mas a recomendação é que os pais ou responsáveis cheguem com os pequenos a partir das 7h. Os percursos serão de 100, 200, 300, 600 metros, 1 e 2 quilômetros, com largada inicial na Praça das Águas. Haverá entrega de medalhas a todos os participantes da corridinha.  

À tarde começam as competições adultas. Às 16h haverá o alongamento com os instrutores do Programa Academia Aberta, na Praça Velia Coutinho. “A ideia do alongamento é para que os atletas possam esquentar os músculos frios, reduzir um pouco mais a ansiedade antes do início prova, e também para prevenir lesões”, disse Reny Adonay, coordenador de esportes da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).

A largada para pessoas com deficiência será às 16h50, com percurso de 5 e 10 km. Às 17h será a vez dos atletas de elite, das categorias masculino e feminino, com percurso de 10 km. Já as 17h15 largam os atletas locais (residentes no estado e ranqueados pela Federação), nas categorias masculino e feminino, com percurso de 10 km. E às 17h30 será a vez da prova com a participação de servidores municipais, com trajeto de 5km. As comemorações alusivas ao aniversário da cidade se encerram às 21h.

O superintendente de Esportes da Fetec, João Tambor, explica que na Praça Velia Coutinho haverá tendas com atendimentos gratuitos aos inscritos na corrida. “Teremos tendas para aferição de pressão, de massagem e de guarda volumes, além de um espaço para os inscritos com distribuição de sucos, água, frutas, energéticos e isotônicos. Além disso, teremos uma área comercial para bebidas e lanches”, explicou Tambor.

PERCURSO – A 16ª edição da Corrida Internacional 9 de Julho terá percurso oficial de 5 e 10 quilômetros, com largada na Praça das Águas e chegada na Praça Velia Coutinho. No percurso de 5 km, os atletas largam da Praça das Águas – seguem pelo centro cívico – Avenida Getúlio Vargas – fazem o retorno pela rua Juscelino Kubitscheck até a rua José Magalhães – passando pela avenida Benjamin Constant e seguindo até o local de chegada, na Praça Velia Coutinho. Já os atletas dos 10 km fazem o mesmo percurso, a diferença é que seguem pela avenida Getúlio Vargas e fazem o retorno na rua da Serigueleira, bairro Caçari, até o local de chegada.

Segundo a  Fetec, o aplicativo rtrt.me informa aos participantes a parcial do tempo de corrida, dando detalhes de quantos quilômetros faltam para concluir o seu trajeto, informando também a classificação geral e o tempo oficial de corrida. Os interessados podem baixar o aplicativo pelo site ou facebook Aplauda Brasil.

MOSTRA FOTOGRÁFICA – Ainda como parte das comemorações dos 126 anos de Boa Vista, haverá às 16h a Mostra Fotográfica 9 de Julho, no Centro de Artesanato da Praça Velia Coutinho, com a entrega da premiação aos vencedores do Concurso, divididos em categorias amadores e profissionais. Os registros fotográficos passam por uma comissão julgadora que analisa a originalidade, qualidade técnica e os aspectos apresentados nos trabalhos inscritos nesta edição.

Confira abaixo a programação das atividades neste sábado, 9, e as premiações por categoria e faixa etária da Corrida Internacional 9 de Julho. Em anexo, segue o mapa do percurso da corrida.

PROGRAMAÇÃO – ANIVERSÁRIO DE BOA VISTA
8h – Corridinha 9 de Julho
9h – Hasteamento da bandeira no Palácio 9 de Julho
16h – Mostra Fotográfica 9 de Julho – Premiação
16h30 – Alongamento com os instrutores do Programa Academia Aberta
16h50 – Largada da Corrida Internacional 9 de Julho – Pessoas com deficiência
17h – Corrida dos atletas de Elite – 10km
17h15 – Corrida dos atletas locais – 10km
17h30 – Corrida dos servidores – 5km
21h – Encerramento – premiação

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.