Cotidiano

Boa Vista continua sofrendo com apagões

Eletrobras alega que corte no fornecimento foi ocasionado ontem em virtude de trabalho de manutenção em Monte Cristo

A população roraimense voltou a passar por mais transtornos com a interrupção do fornecimento de energia elétrica, no final da manhã de ontem. De acordo com a Eletrobras Roraima, a suspensão foi decorrente de trabalhos de manutenção realizados na rede de distribuição da subestação da Usina Termelétrica de Monte Cristo, zona rural de Boa Vista.

“Às vezes a população não fica sabendo, mas a subestação daquela região vem alguns meses passando por serviços de melhorias, e isso tudo é feito de forma a não prejudicar o cliente. No entanto, aconteceu um problema e, por esse motivo, houve esse blecaute na Capital. A Eletronorte já está fazendo um relatório do ocorrido e que será entregue a nós no prazo de 24 horas”, disse o assessor do Departamento de Operação, Manutenção e Geração de Energia da Eletrobras Roraima, Jocely Ferreira.

No domingo, moradores da capital e alguns municípios do interior foram pegos de surpresa com dois apagões, um à tarde e outro à noite. O primeiro teve duração de três horas, atingindo praticamente todos os bairros. Conforme Ferreira, o problema ocorreu devido a falhas nas máquinas da subestação do Monte Cristo, problema que já estaria sendo resolvido.

“Na quarta-feira passada, dia 04, a empresa emitiu um comunicado para a população informando que haveria o desligamento da linha da Venezuela para manutenção, mas que as termelétricas assumiriam toda essa carga. Mesmo assim, a gente sempre alerta as pessoas sobre esses problemas, porque são trabalhos muito complexos e que podem causar desligamentos. Não é para acontecer, mas deixamos sempre claro que desligamentos acidentais podem surgir, e foi o que ocorreu no domingo pela manhã. É bom frisar que nós assumimos toda a carga, com geração térmica das 07h às 12h30, e foi aí que ocorreu o problema da subestação do Monte Cristo. Nós estamos cobrando da fornecedora uma explicação do porque ocorreu esse problema”, destacou.

O segundo problema ocorreu no início da noite.  O assessor explicou que, assim como ocorreu na UTE do Monte Cristo, falhas em equipamentos também resultaram na interrupção no fornecimento de energia da subestação do Centro. Técnicos estiveram no local e as falhas foram corrigidas depois de uma hora e meia.

“Segundo o relatório parcial da equipe, a interrupção foi ocasionada por um problema de proteção nos relés da unidade, causando desligamento de energia de alguns bairros da área central. Depois de recomposto o sistema, as equipes de manutenção permaneceram trabalhando até a meia-noite para que o problema não ocorresse novamente”, afirmou.  (M.L)