Boa Vista deve ganhar três viadutos nos próximos anos. A previsão é que o primeiro seja construído no cruzamento das avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Venezuela, próximo ao prédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A informação foi dada com exclusividade pelo prefeito Arthur Henrique, durante entrevista no programa Quem é Quem da Rádio Folha FM 100.3, nesta sexta-feira (30).
“Já temos o recurso garantido para iniciar o viaduto do Ibama, então ele vai ser uma realidade no ano que vem. A gente vai licitar, a gente vai executar. O senador Chico Rodrigues está garantindo um recurso muito bom para a gente. Se não for 100% do viaduto, vai ser 85% e o restante a gente dá um jeito de conseguir”, disse.
Os outros dois viadutos devem ser construídos na BR-174, região da entrada do bairro Centenário e também próximo da Praça Simon Bolívar, na avenida Venezuela. A previsão é que o viaduto próximo a sede do Ibama seja concluído até o final de 2024, conforme Arthur.
“O trânsito é o desafio. A nossa cidade tem crescido muito. A gente já encontra, já sabe onde estão os gargalos. […] Uma obra realmente que vai ser muito importante [a construção dos viadutos], sem sombra de dúvidas, vai ser a maior no contexto de visão e de importância para a cidade em si, mas tem outras obras muito importantes”, complementou.
EDUCAÇÃO
Arthur anunciou também que a prefeitura pretende construir uma escola de tempo integral dentro do Parque do Rio Branco. A ideia é que a unidade oferte vagas para o ensino fundamental e “vire referência” na capital. A construção deve começar em meados de 2023.
“[…] Para ensino fundamental, vai ser a primeira escola com ensino integral. Então, as crianças vão estar estudando lá o dia inteiro. Vão ser crianças da cidade toda, vai ser a escola mais disputada de Boa Vista. Vai ter três pavimentos, vai ser integrada com todo o Parque do Rio Branco. Então, as crianças vão aprender não só na sala de aula, mas dentro de um cenário, compreendendo o meio ambiente, tendo relação com o Parque do Rio Branco inteiro, com o Rio Branco”, detalhou.
De acordo com o prefeito, o município ainda está na fase de finalização do projeto, e somente depois, será feita a licitação e início da obra. Todo recurso é próprio município.
Assista a entrevista completa: