O Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, participou nesta segunda-feira, 22, da primeira Assembleia Geral do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras . O encontro, foi transmitido ao vivo no canal oficial da FNP, no Youtube.
Com a Lei autorizativa aprovada pelos vereadores, Boa Vista já está entre os 3 mil municípios habilitados a participarem do consórcio. A medida tem como objetivo acelerar a aquisição de vacinas contra a covid-19.
“Hoje os prefeitos se unem para garantir que as prefeituras tenham autonomia para adquirir as vacinas com uma maior agilidade. Atualmente dependemos das distribuições feitas pelo Governo Federal. No consórcio, teremos a liberdade de construir nosso próprio calendário de vacinação”, garantiu o prefeito, disse Arthur Henrique.
“Estamos indo além das nossas obrigações, porque a nossa obrigação, enquanto prefeitura, é fazer a aplicação da vacina. Só que agora diante dessa inércia, da dificuldade de chegar as vacinas nos municípios, nos unimos e representamos hoje, praticamente, metade da população brasileira. O Consórcio Conectar hoje passa a ser uma realidade”, disse Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional dos Prefeitos.
CONECTAR
Consórcio tem por finalidade a aquisição de vacinas; medicamentos, insumos, serviços e equipamentos de saúde. Cerca de 3 mil prefeituras manifestaram interesse e 1731 já enviaram as leis municipais aprovadas.
Os recursos para compra das vacinas poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais. Liderado pela FNP, o consórcio dará suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, não consiga suprir a demanda nacional.
Na reunião, além da instituição do Consórcio para a aquisição de imunizantes e medicamentos para controle da pandemia do coronavírus e suas variantes, também ocorreu a votação para a aprovação do Estatuto. A próxima assembleia já está prevista para a próxima segunda-feira, 29, quando será eleita a Diretoria e o Conselho Fiscal do Conectar.