Cotidiano

Boa Vista fica sem energia por uma hora

Problema na linha de transmissão do lado venezuelano é apontado como motivo do corte no fornecimento de energia

Os boa-vistenses foram surpreendidos, no início da tarde de ontem, com mais um repentino corte no fornecimento de energia elétrica que durou uma hora. Depois do apagão, foram registradas seguidas oscilações de tensão. Conforme a Eletrobrás Distribuição Roraima, o desligamento foi ocasionado por um problema na linha de 230KV localizada na região de Las Claritas, na Venezuela.
Conforme a assessoria de comunicação da empresa, como o problema surgiu no lado venezuelano, todo o sistema de distribuição acabou sendo afetado. A empresa aguarda o parecer da Eletronorte para saber mais detalhes sobre o que motivou o corte no fornecimento.
A população se queixou da demora no restabelecimento da energia da Capital e dos transtornos. Donos de pequenos estabelecimentos comerciais foram os primeiro a reclamar. “Nenhum dos caixas de atendimento possuem nobreak [equipamento de alimentação de energia], então o jeito é usar uma calculadora”, comentou a atendente de caixa de supermercado, Simone Andrade.
Além do comércio, o trânsito também apresentou problemas. Sem o funcionamento dos semáforos, o jeito foi redobrar a atenção. “Esse horário é um dos piores para se dirigir. Muito carro por perto e, quando o sinal fica sem funcionar, o risco de um acidente de trânsito é ainda maior”, comentou a assistente administrativa Luana Bezerra.
OSCILAÇÕES – Não é de hoje que a situação energética no Estado vem preocupando a população.  Na Capital, são várias as reclamações por conta da qualidade da energia elétrica oferecida para a população.
Morador do Conjunto do Servidor, localizado no bairro Jóquei Clube, zona Oeste, Jailton Cunha relatou a preocupação com as frequentes oscilações que vêm ocorrendo. Segundo ele, o problema se intensificou no começo da semana. “Eu me sinto amedrontado com essa situação. Aqui, no meu bairro, essas oscilações começaram a se intensificar. Ao chegar no horário das 22 horas, as lâmpadas começam a piscar e o problema só termina de madrugada. Quando se restabelece, a carga vem com força total e isso é um risco”, disse.
 O morador afirmou que até o momento não teve nenhum equipamento queimado por conta das oscilações, mas reclama da demora para resolver o problema. “Graças a Deus não tive nenhum problema com queima de equipamentos, até porque, quando essas oscilações começam, eu tiro tudo da tomada. O chato é que a Eletrobrás não resolve. A gente liga para lá e eles dizem que vão mandar equipe para verificar, mas nada é feito”, disse.  
Sobre a situação do bairro Jóquei Clube, a distribuidora informou que uma equipe foi enviada ao local para resolver a situação. Qualquer problema com o fornecimento de energia, o cliente pode entrar em contato pelo telefone 0800 70 19 120.