Os estudantes da equipe I, Robot, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da prefeitura, participaram da prova de modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) nessa quinta-feira, 10.
Os representantes de Boa Vista nos torneios nacionais estão confiantes com os resultados da avaliação que foi aplicada simultaneamente em todo país.
A prova foi elaborada para medir o conhecimento sobre robótica de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e das Matrizes de Referência estabelecidas pelo Ministério da Educação.
Os melhores alunos desta modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze e de mérito, de acordo com o desempenho em nível nacional, as quais dão direito a ingressos na faculdade quando o aluno atingir a idade necessária.
“Ao decorrer dos meses nos preparamos para prova. Com o incentivo e conhecimento dos instrutores, principalmente nas disciplinas que tínhamos dificuldade, conseguimos fazer uma boa avaliação. Agora é só esperar o resultado confiantes”, falou o competidor João Henrique Teodoro, de 13 anos.
A prova trouxe questões na temática de robótica que poderiam ser solucionadas a partir de ferramentas e conceitos compreendidos no currículo escolar básico. Além disso, pelo caráter multidisciplinar da robótica, a avaliação abordou conteúdos transversais como ciências, física, matemática, geografia, história e linguagens.
“A participação da I, Robot, significa muito para nossos estudantes e para Boa Vista também, pois assim somos reconhecidos no âmbito nacional da robótica”, ressaltou o instrutor do CCTI, Bruno Reis.
OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utilizam a temática da robótica com o objetivo de estimular os jovens a novas carreiras, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino brasileiro de aprendizagem.