O lançamento oficial do programa Viva Voluntário em Boa Vista acontece nesta quarta-feira, 7, às 15h, no Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana). A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Voluntariado, resultado de parceria entre a Casa Civil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para promover o trabalho voluntário no Brasil. O evento é aberto à comunidade.
Junto com Porto Alegre, São Paulo, Salvador e Brasília, Boa Vista foi escolhida como uma das cidades-sede do programa Viva Voluntário. A capital de Roraima contará com uma equipe dedicada à sensibilização de Organizações da Sociedade Civil, do Setor Público e de empresas locais para que promovam e participem de atividades de cunho social nas comunidades em que estão envolvidas.
A principal ferramenta do projeto é a Plataforma Viva Voluntário (vivavoluntario.org), no ar desde 28 de agosto. A página, que funciona em formato de rede social, cruza os interesses e habilidades de cada cidadão, com as ofertas de trabalho voluntário disponíveis em sua região. O site permite, ainda, que os voluntários interajam via chat e criem um currículo social, que descreve as ações das quais cada um participou. Todas as oportunidades disponíveis estão classificadas de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O evento de lançamento da iniciativa em Boa Vista contará com o apoio do Sistema ‘S’ e a presença das principais ONGs da região, bem como de representantes do poder público e de empresas interessadas em promover o tema entre seus funcionários. Além de celebrar o Viva Voluntário, o evento é uma oportunidade de trocar informações com instituições e pessoas interessadas no tema e de saber mais sobre o programa.
Organizações da Sociedade Civil apresentarão ações em prol da população venezuelana na cidade de Boa Vista, e o evento também contará com representações culturais locais.
O Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o PNUD, que reúne esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento dos cidadãos em ações transformadoras da sociedade. O projeto cria ferramentas que fomentam o desenvolvimento de ações voluntárias e de educação para a cidadania.