Boa Vista registrou, na tarde desta terça-feira (17), o terceiro blecaute em 17 dias. O apagão demorou 30 minutos e, dessa vez, não chegou a prejudicar completamente os serviços de internet e telefonia e o fornecimento de água.
Moradores de bairros da capital de Roraima, como Alvorada, Caimbé, Centenário, Jardim Floresta, Jardim Tropical e Pricumã, na zona Oeste, São Francisco, na zona Norte, e Centro relataram ter ficado sem energia durante o período. Houve ainda relato de apagão em Bonfim, no Norte do Estado.
A Folha não conseguiu contato com a Roraima Energia, nem pela assessoria, tampouco pelo serviço de telemarketing, para apurar os motivos do problema ocorrido ainda enquanto não chovia na cidade. Por volta das 17h, logo após começar uma tempestade, Boa Vista registrou uma rápida queda de energia.
Neste mês, o primeiro blecaute foi registrado na manhã do dia 1º, quando o fornecimento elétrico de Roraima também deixou os consumidores sem internet por mais de uma hora. O segundo apagão aconteceu na noite do dia 3, quando o Estado ficou em torno de 30 minutos sem o fornecimento.
Até o momento, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) não explicou as causas dos dois primeiros apagões. Em geral, os consumidores locais já passam de duas horas sem o fornecimento elétrico em setembro.
O Estado é o único Estado do Brasil que ainda não é ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Atualmente, a unidade federativa é abastecida por usinas termelétricas. Também está em fase de construção o Linhão de Tucuruí, que promete garantir segurança elétrica para os consumidores locais.