O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) fará hoje, em todo o País, a divulgação dos dados da nova Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, referente ao mês de janeiro deste ano. Boa Vista estará incluída pela primeira vez. O evento ocorrerá às 9 horas no auditório da Central Única dos Trabalhadores de Roraima (CUT-RR), na Avenida Mário Homem de Melo, no bairro Buritis, zona Oeste.
De acordo com o supervisor do escritório do Dieese de Santa Catarina, José Álvaro Cardoso, a ação não só marca o início das ações do órgão no Estado como também insere a Capital na lista de localidades assistidas pela pesquisa.
“Até dezembro do ano passado, o Dieese realizava essa pesquisa em apenas 18 capitais brasileiras. Já nesse início de ano, ampliamos essa cobertura e passamos a fazer em todas as capitais das unidades da Federação. O departamento já tem mais de 60 anos no País e seu objetivo sempre foi prover os movimentos sindicais de informações que auxiliam no seu dia a dia. Pela primeira vez Boa Vista passa a fazer parte dessa pesquisa”, comentou.
Conforme Cardoso, a partir desse mês, será possível acompanhar a evolução dos preços de 12 ou 13 produtos básicos de alimentação, como carne, leite, feijão, arroz, farinha de trigo tomate, pão francês, entre outros itens. Outras oito capitais também passarão a ter seus dados divulgados de forma integrada.
“A pesquisa já era realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Aracaju, Manaus, Belém, Campo Grande, Goiânia e Brasília. Com a reestruturação de todos os escritórios, as demais capitais também passam a fazer parte dessa pesquisa, podendo assim ter uma noção de como se comporta a economia em todo o país”, destacou.
Criado por movimento sindical brasileiro, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) foi fundado no ano de 1955, com a finalidade de desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores brasileiros. Ao longo de 50 anos de história, a instituição é reconhecida até hoje por sua credibilidade no campo da produção científica, atuando nas áreas de assessoria, pesquisa e educação.
“Nós vamos trazer os primeiros resultados da pesquisa para Boa Vista, sendo importantíssimos para todos os setores da sociedade. São dados que falam da realidade da cidade, inclusive com grande capilaridade, tendo profunda relevância para a população assalariada da capital”, destacou o supervisor José Álvaro Cardoso. (M.L)