PRIMEIRA SEMANA DE SETEMBRO

Boa Vista terá Semana de Incentivo à Adoção Tardia para promover a inclusão de crianças mais velhas

Projeto de lei foi aprovado nesta quarta-feira (26), e está previsto para ocorrer anualmente na primeira semana de setembro

A adoção tardia é um desafio significativo no Brasil. Crianças mais velhas frequentemente enfrentam maiores dificuldades para encontrar uma nova família, sendo muitas vezes preteridas no processo de adoção. (Foto: Freepik)
A adoção tardia é um desafio significativo no Brasil. Crianças mais velhas frequentemente enfrentam maiores dificuldades para encontrar uma nova família, sendo muitas vezes preteridas no processo de adoção. (Foto: Freepik)

A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou, nesta quarta-feira (26), aprovou o projeto de lei que institui a Semana de Incentivo à adoção tardia na cidade. Proposta pelo vereador Manoel Neves (Republicanos), a iniciativa visa sensibilizar a população sobre a importância da adoção de crianças e adolescentes com idade acima dos três anos, frequentemente negligenciados no processo de adoção.

A adoção tardia é um desafio significativo no Brasil. Crianças mais velhas frequentemente enfrentam maiores dificuldades para encontrar uma nova família, sendo muitas vezes preteridas no processo de adoção. Dessa forma, a Semana de Incentivo à Adoção Tardia será realizada anualmente na primeira semana de setembro, promovendo uma série de atividades educativas, palestras, campanhas de conscientização e eventos culturais, destinados a esclarecer dúvidas e combater preconceitos.

Uma das disposições do projeto de lei é a intensificação da divulgação dos procedimentos para adoção e do acesso aos dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) durante essa semana específica. Isso inclui informações sobre o número de crianças e adolescentes disponíveis para adoção, suas faixas etárias, além do número de pretendentes e seus perfis inicialmente declarados.

“Queremos mudar a realidade enfrentada pela adoção tardia, mostrando que essas crianças e adolescentes merecem encontrar uma nova família”, afirmou o vereador, enfatizando que a inclusão dessa semana no calendário municipal pode contribuir para reduzir o tempo de permanência desses jovens em abrigos.

“Nosso objetivo é promover igualdade de oportunidades e fortalecer o apoio às famílias adotivas. Ao intensificar a divulgação dos procedimentos de adoção e dos dados do Cadastro Nacional de Adoção, esperamos aumentar a eficiência dos processos e garantir o bem-estar das crianças adotadas”, concluiu Neves.