Esperado pela maioria dos trabalhadores, o fim de semana costuma ser dedicado ao repouso. Para alguns, essa é a forma de renovar as energias para a semana que virá. Mas, um novo hábito está tomando conta do fim de semana de muitas famílias. Dezenas delas vão para as praças. Nelas, as crianças brincam à vontade e até animais fazem parte da festa.
Além da saudável opção de lazer, o movimento das famílias tem mudado a característica das praças: estão mais alegres. Entre tantas dessas áreas de lazer, o Parque Anauá é um dos locais mais frequentados aos finais de semana.
A partir das 15h dos domingos, é possível constatar uma movimentação atípica ao redor do lago. As famílias se reúnem para empinar papagaios, ou aproveitam o espaço amplo para fazer piqueniques, churrascos, baby chá e festas de aniversário.
É o caso da estudante Camila Poletto, que resolveu comemorar seus 20 anos no parque. Ela contou que mesmo antes da revitalização, sempre frequentou o local. Atualmente, com o policiamento ostensivo intensificado, tem utilizado ainda mais.
Para ela, a festa ao ar livre tende a ser mais agradável para todos os envolvidos. “Gosto do ambiente e do clima. Sempre gostei de frequentar esses locais, tanto que fiz minha festa de 18 anos no Mirandinha. Hoje, eu sinto mais segurança no parque”, disse.
No domingo, 8, a dona de casa Marcela Barroso fez seu primeiro piquenique no Parque. Acompanhada da amiga e advogada Maria Barroso, contou que o espaço deveria ser mais explorado, a fim de se torná-lo cada vez mais propício ao uso da população e, principalmente, de famílias com crianças. A advogada, por sua vez, já frequentava o local. “É aconchegante e seguro”, relatou.
Além dos tradicionais piqueniques, a família da dona de casa Yohana Amorim vê no espaço público uma ótima opção para churrascos e reuniões de família. “Sempre fazemos nossos encontros em rios e outros espaços públicos, aqui não é diferente. Vimos com muita frequência”, contou. Pela arborização do local, as pessoas também aproveitam para armar redes e descansar.
Durante o tempo em que esteve no local, a equipe de reportagem constatou a presença de órgãos de policiamento, confirmando a sensação de segurança declarada pelos entrevistados. “É melhor vir pra cá que frequentar as praças dos bairros, que são mais perigosas com vendas de drogas e assaltos. Realmente acredito que o investimento aqui deveria ser intensificado”, pontuou a dona de casa Marcela Barroso.
MIRANDINHA – Outro espaço público bastante procurado pela população é a Praça do Mirandinha no bairro Caçari. No local, são comuns festas de aniversário entre outras comemorações de amigos e famílias.
Contudo, uma dona de casa, que preferiu não se identificar, frisou que se sente insegura no local, e prefere se dirigir a outros espaços com os filhos. (A.G.G)