A movimentação de pessoas foi intensa nos dois cemitérios de Boa Vista durante o feriado do Dia de Finados. Parentes e amigos lotaram os cemitérios Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, zona Sul, e Parque Cemitério Campo da Saudade, no bairro Centenário, zona Oeste, para uma celebração dedicada aos mortos. Velas foram acessas e coroas de flores colocadas nos túmulos, além de missas e cultos celebrados em devoção aos entes queridos.
O feriado é uma tradição cristã católica para relembrar a memória dos que morreram. Os evangélicos consideram importante lembrar o legado e os exemplos de vida deixados pelos seus familiares falecidos, conforme disse a pastora evangélica Taís Helena Sales. “Enquanto vivos, devemos amar nossos familiares e manter uma convivência no amor em Cristo. A vida é a oportunidade que temos para amar nossa família”, disse.
As irmãs Myrian Filomena Rodrigues e Meire Aparecida Rodrigues acederam velas, participaram da missa pela manhã no Cemitério Nossa Senhora da Conceição e prestaram homenagens à mãe e ao avô depositando flores em seus túmulos. “Todos os dias lembramos de nossos amados falecidos, mas no Dia de Finados nossos sentimentos ficam mais aflorados e é quando lembramos ainda mais”, disse Myrian.
No Parque Cemitério Campo da Saudade estava o católico Francisco Nascimento. Ele disse que possui parentes sepultados nos cemitérios de Boa Vista e todos os anos presta homenagens. Para ele, é importante manter viva a lembrança dos familiares falecidos. “Não é uma comemoração, e sim um momento para recordar de nossos falecidos com essa tradição católica”, comentou.
TRADIÇÃO – De acordo com historiadores, o habito de rezar pelos mortos vem desde o cristianismo primitivo. Ao longo dos anos, a tradição foi se consolidando na Igreja Católica. Quem instituiu o dia 2 de novembro como Dia de Finados foi o monge beneditino Odilo de Cluny, no ano 998. Ele foi responsável por importantes reformas no Clero.
A data foi instituída a todos que seguiam a Ordem Beneditina, que foi uma ordem católica monástica. A data serve para celebrar a vida eterna das pessoas que já faleceram e foi instituída logo após o Dia de Todos os Santos, lembrado no dia primeiro de novembro. (A.D).