O comércio popular de Lethem, localizado na Guiana, na fronteira com o Município de Bonfim, ao Norte de Roraima, virou uma das principais opções de compras dos boa-vistenses ha pouco menos de dois meses para o período natalino.
A pressa dos consumidores mais cautelosos e preocupados com o bolso tem explicação: o estoque de produtos nas lojas está cheio e os preços são atrativos para quem pretende economizar com presentes para o período. Para aqueles que estão sendo afetados pela crise e não querem deixar para a última hora, o país vizinho virou preferência.
É o caso do funcionário público Francisco do Nascimento, que viajou pouco mais de cem quilômetros de Boa Vista até Lethem para comprar o presente do filho. “Todo ano costumo comprar presente já perto do natal, mas eu gastava muito. Alguns amigos contaram que aqui tinha muita coisa barata, então resolvi antecipar as compras”, disse.
O presente escolhido foi um dos mais procurados pelos consumidores que vão à Guiana: uma bicicleta. “Em Boa Vista uma bicicleta infantil está custando, em média, R$ 400,00. Aqui eu comprei a do meu filho, que inclusive achei de ótima qualidade, por R$ 180,00”, ressaltou Nascimento.
Segundo a vendedora de uma loja de bicicletas em Lethem, Hionara Silva, a procura pelo produto tem sido alta. “Estamos vendendo cerca de 30 bicicletas por dia. Acredito que, além do preço, o custo-benefício para quem procura esse tipo de transporte atrai. Nessa semana chegarão mais duas carretas de bicicletas e esperamos que as vendas continuem altas”, destacou.
Além de bicicletas, várias lojas apostam na venda de brinquedos infantis, como carrinhos de controle remoto, videogames e bonecos. Produtos eletrônicos como celulares, câmeras digitais, sons e aparelhos de DVD também estão entre os mais procurados.
Apesar disso, há quem prefira presentear os entes queridos com roupas e sapatos. “Aqui, se você pesquisar bem consegue encontrar coisa de qualidade e preço baixo. Apesar de cansativo, compensa muito essa pesquisa, porque as lojas vendem quase a mesma coisa. No meu caso, optei por comprar algumas roupas”, disse o autônomo João Silva.
Artigos de decoração natalina, como pisca-pisca, árvores de natal e outros enfeites também já podem ser encontrados nas lojas do país vizinho. (L.G.C)